Radio Helio Locutor

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

QUANDO SE DIZIA QUE FRAIBURGO NÃO TINHA RIO, HOJE TEM ATÉ USINA HIDRELÉTRICA

O município de Fraiburgo, localizado no Meio Oeste Catarinense, com uma extensão de município em 547 km² ,onde possui vários rios, embora de pouco volume de água, mas, são rios consistente que cortam o território fraiburguense. Até algum tempo ouvia dizer que Fraiburgo não possuía Rios para gerar o desenvolvimento econômico da cidade, pois era o que dificultava a chegada de empresas neste município porem posso dizer que hoje em  outubro de 2018 Fraiburgo inaugurou uma usina hidrelétrica movimentada pela força da água do rio dos patos conhecida como a CGH 2.8 Kw, qual gera energia elétrica. Está usina esta construída sobre uma linha do Rio dos Patos pertencente a Fraiburgo, pois, foi no ano de 2015 que iniciou-se a construção na antiga fabrica de celulose localizada na localidade de Unidas, próximo a localidade de Lau Melo município de Fraiburgo SC.

Neste lugar possui uma vasta historia , pois, segundo moradores da região afirmam que a usina antiga foi construída nos anos de 1920 muito antes de Fraiburgo ser município emancipado, a referida usina funcionava uma fabrica de pasta de celulose que era transportada para a empresa trombine que em épocas passadas tinha o nome de Papelose. Uma igreja era construída neste local segundo alguns moradores muitos batizados e casamentos ocorreram nesta igreja local que somente em foto ficou na história.


A usina instalada próximo ao Rio dos Patos na localidade de Faxinal dos Domingues tem por nome de FMG, gera em média 2.8 Kw, são duas turbinas movimentadas a forca da água que vem através de um canal construído onde a água é cercada por uma barragem de 1,50 metros em 150 metros de largura e ela deixa de rolar pelo caminho natural e percorre um caminho construído porem é onde forma pressão e gira duas turbinas que geram 2.8 Kw, de energia elétrica. A usina é toda automatizada exige a mão de obra de no máximo duas pessoas, conforme Bruno operador da usina CGH, comenta que através do celular faz todo acompanhamento da geração e produção de energia.


Para que a água chegue  ate a entrada das turbinas foi construído um canal onde a água sai da barragem do rio dos patos e segue seu curso até as turbinas movimentando -as e gerando a energia elétrica, qual é encaminhada através de cabeamento ate a central da Centrais Elétricas de Santa Catarina, Celesc.


Vale ressaltar que a água que sai das turbinas são devolvidas na natureza e muito bem oxigenada onde melhora a qualidade de vida dos peixes existente no local, ao longo de 50 metros onde a agua do canal se encontra novamente em seu curso natural encontra se um poco fundo do rio com aproximadamente 25 metros de profundidade e que apos segue seu curso ate o próximo rio, conhecido como Rio Correntes que pertence a Fraiburgo onde faz a divisa de municípios com o município de Curitibanos SC.


A empresa FMG possui um programa ambiental, onde implantou um sistema de recuperação da área onde esta localizada a usina com replantio de arvores nativas e também desenvolve um programa social ambiental, quando uma escola faz uma visita os alunos são convidados a plantar uma arvore afim de melhorar o ambiente e preservar o meio ambiente com arvores e manter a vida dos afluentes que depositam aguam no rio usado pela empresa.


No ano de 2015 estive no local juntamente com um empresario do ramo de usinas elétricas, nesta visita eu conhecia o lugar e levei-o a conhecer o  e possivelmente construir uma usina no local, chegando no lugar determinado me deparei com uma construção e logo fui informar -me do que esta ocorrendo e fui informado que ali estava sendo construído uma usina elétrica, bom, neste momento nos retiramos e mostrei outro local com queda de água que pode ser construída uma usina. Mas a historia não parou por ai conheci então os empresários do ramo que hoje
tem construído esta usina e conversamos sobre a obra e repassei ao prefeito da época o qual não foi dado um valor especial como no meu ponto de vista deveria, o tempo passou e logo na eleição da prefeita Claudete, assim que eleita foi conhecer o local e conversar com os proprietários e assim o município conhecer melhor os empreendimentos e que hoje já esta em operação. Vale lembrar que uma cidade sem apoio do prefeito jamais poderá crescer em desenvolvimento.


Como sempre ouvi desde criança que Fraiburgo não crescia em geração de emprego por conta da dificuldade em encontrar volumes de água para trabalhar uma determinada industria, porem vale ressaltar que agora até usina hidrelétrica nos já comprovamos a sua existência em nosso município. Hoje em dia com as dificuldades das leis ambientais de instalar uma nova empresa próximo a um rio é quase que impossível ocorrer, neste caso em uma cidade sem córrego ou rio a instalação de uma industria fica com maior facilidade de implantação das mesma onde um industria após estudo do volume a ser usado poderá contratar o volume de uma operadora de água ou perfurar poços com licença ambiental para o uso da mesma na industria.




Para finalizar a matéria ainda posso dizer que mais empresas estão interessadas em construir outras usinas porem fica difícil pois não pode aumentar o novel da água próximo a já construída, outro ponto é que existe locais para construir usinas pequenas porem não exploradas ainda, mas vale a torcida que mais locais sejam estudados e no futuro mais usina hidrelétrica seja instalada em Fraiburgo-SC.





Texto: Helio de Bairros, Coordenador de Defesa Civil de Fraiburgo, formado em Gestão de Recursos Humanos e pós graduado em defesa civil e técnico em agronegócio e técnico em informatica, instrutor de transito, perito em meio ambiente.

Fotos: Autor Helio de Bairros
Fonte da Informação: Bruno Ribeiro, operador da CGH.







Candidato a Vereador Hélio de Bairros 55.199

  Projeto do candidato a Vereador Hélio de Bairros 55.199 Minha missão como vereador é  Em Defesa Do Povo  -   Defender o Servidor Publico M...