No dia 09 de outubro de 2018 por volta das 18:00 horas a cidade de Capinzal, Lacerdópolis, Ouro e Zortéa -SC, no Meio Oeste Catarinense, especificamente no Vale do Rio Do Peixe foram tomadas por um evento adverso conhecido como chuva intensa, segundo a informação registrada nos pluviômetro eletrônico do Cemaden o volume de chuva ultrapassou os 86 mm entre 17 horas e 50 minutos até as 21 horas e 40 minutos. Neste evento registrado varias residencias foram atingidas pela força da água, conforme explica o jornal Diário Catarinense do dia 10/10/2018 ''Correnteza nas ruas, casas alagadas e carros levados pela água foram algumas das situações presenciadas por moradores de municípios catarinenses localizados no Oeste e Serra do Estado na noite desta terça-feira (9), após um temporal atingir as regiões.''
Neste evento foi registrado um óbito uma senhora idosa que não resistiu o volume de água que atingiu sua residencia,conforme descreve o Jornal Diário Catarinense. ''Uma mulher de 62 anos morreu após um temporal no município de Lacerdópolis, Oeste de Santa Catarina. A vítima estava dentro de uma residência que alagou após um forte temporal que atingiu o município na noite de terça-feira (9) conforme informações do Corpo de Bombeiros Militar de Joaçaba, que atendeu a ocorrência. O caso aconteceu no bairro Centro, por volta das 19h30min. A suspeita é de que a morte tenha sido causada por afogamento, mas ainda não há informações confirmadas. Um córrego, que corta a cidade, teria transbordado após fortes chuvas. A idosa, identificada como Verônica Radavelli, teria problemas de locomoção, o que teria a impedido de sair da casa quando a inundação começou. Ela era moradora da cidade de Herval d'Oeste e estaria em Lacerdópolis a passeio. Os móveis da residência foram levados pela água de acordo com informações do Corpo de Bombeiros. Ainda segundo a unidade, haviam pelos menos mais três pessoas dentro do imóvel, os donos da residência e uma criança. Entretanto, como a água subiu muito rápido, e a idosa estava em um cômodo mais afastado, aos fundos da residência, ela não conseguiu ser socorrida a tempo. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Geral de Perícias (IGP) de Videira, que irá confirmar a causa da morte.
A cidade de Capinzal teve prejuízos consideráveis onde esta sendo feito levantamentos para possivelmente decretar emergência na cidade. Já o município de Lacerdópolis foi o mais atingido pela chuva torrencial que caiu sobre a cidade, apos prejuízos o prefeito decretou situação de emergência no município aguardando recursos do poder publico estadual e federal para auxilio ao município atingido a situação ficou complicada conforme fotos:
Ate as escolas não foram poupadas pela tempestade de chuva que caiu durante o período que gerou os fortes estragos no município. A cidade de Capinzal montou um ponto para receber donativos para repassar aos atingidos.
Este tipo de evento adverso é comum na época de transição entre a primavera e a aproximação do verão este ano de 2018 as previsões já informavam que risco de chuvas torrenciais poderiam se formar ou ainda podem se formar e gerar alagamentos na área urbana onde se concentra maior volume de água a escoar pela canalização.
Este tipo de desastre chama atenção do poder público para a não permissão de residencias em áreas de risco onde apos uma tempestade ocorrida nas áreas de risco o prejuízo é maior do que a intervenção realizada como prevenção a não ocorrer os desastres.
Texto: Helio
Fonte: Cemadem,Epagri Ciram, Município de Capinzal, Município de Lacerdópolis, Diário catarinense
Fotos: Radio Capinzal, Defesa Civil, Eder Luiz