Radio Helio Locutor

domingo, 28 de outubro de 2018

PREVISAO DO TEMPO PARA FRAIBURGO

A previsão do tempo para Fraiburgo informa que no dia 31 de outubro tem previsão de chuva na casa dos 24 mm e apos este dia de chuva logo no dia 01 de novembro 15 mm. Assim encerramos o mês de outubro com chuvas a cima da media.


A Epagri Ciram informa  a tendencia para o inicio do mes de novembro de 2018.

                                               TENDÊNCIA de 02 a 10 novembro de 2018

No início de novembro, a instabilidade com nebulosidade e chuva continua frequente em SC, alternando com 1 a 2 dias de tempo mais firme sem chuva. Temperatura no geral mais amena devido ao predomínio de nuvens na maior parte dos dias.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

domingo, 21 de outubro de 2018

PREVISÃO DO TEMPO PARA FRAIBURGO NESTA SEMANA

A previsão do tempo  para Fraiburgo, informa que durante a semana do dia 21 ate dia 27 haverá alguns milímetros de chuva, pois na terça feira já começa mudar o tempo iniciando a possibilidade de chuva, segundo a previsão do Climatempo para Fraiburgo é a seguinte:


Segunda feira dia 22 sem chance de chuva
Terça feira dia 23   a chance de chuva de 80% e pode chover 10 mm
Quarta feira dia 24 a chance de chuva é de 80% e poderá chover 30 mm
Quinta feira dia 25 a chance de chuva é de 80% com 10 mm de volume
Sexta Feira dia 26 a chance de chuva é de 80% com 8 mm de chuva
Sábado dia 27 a previsão informa que haverá tempo sem condições de chuva.

Para o Tempo Agora a previsão é a seguinte:

Segunda feira:  Nao chove
Terça feira: 3 mm de chuva Q
Quarta feira: Nao chove 
Quinta feira: 1 mm S
Sexta feira: 13 mm 
Sábado: 1 mm de chuva 

A previsão do tempo é para informar a sua condição e a possibilidade de como estará durante o período e a importância de estar preparado para qualquer tipo de situação a adversa que venha causar desconforto na população.

Lembrando que poderá ocorrer alteração na previsão do tempo a qualquer momento.


Texto: Helio
Fonte: Climatempo, Tempo Agora

domingo, 14 de outubro de 2018

RIO DO PEIXE , VOLUME DE CHUVA, ÁREA DE RISCO E PREVISÃO DO TEMPO PARA FRAIBURGO

Estamos na estação da primavera seguindo ao encontro do verão e neste período é tempo de chuva em SC,  e  acima da média, conforme previsto para o ano de 2018. 

Segundo informações meteorológicos a previsão do tempo antes do dia 12 de outubro de 2018, feriado nacional informava a quantidade de chuva que poderia ocorrer na cidade de Fraiburgo- SC, na casa dos 80 mm, com chance de 80%, porem assim que terminou-se o dia a quantidade de chuva registrada foi a seguinte:
Ponto 1- Bairro Vila Salete foi de 38,20 mm
Ponto 2- Bairro São Miguel, registrou 34,00 mm 
Ponto 3- Linha Liberata registrou 35,4 mm 
Ponto 4- Linha Rio Mansinho 42,2 mm.
Uma media de chuva no dia 12 de outubro de  37,45 mm de chuva.

Entre dia 13 e 14 de outubro o volume de chuva que foi registrado ate as 14:00 horas foi de 19,40 mm de chuva.
A previsão do tempo segue com informações que haverá chuva durante a semana entre dia 14 a dia 19 de outubro de 2018.

Com este volume de chuva os rios se recuperam e voltam a ficar no nível normal outros como o Rio Do Peixe esta acima do volume normal conforme mostra os dados da estacão hidrológica de Caçador-SC.

O nível do Rio do Peixe na cidade de Caçador SC é de 2 metros e 85 centímetros.

Tempos de Chuvas é importante sempre visualizar as previsões do tempo e chamar atenção de quem mora em áreas de risco para o cuidado com movimento de massa ou a formação de alagamentos ou enxurradas, qualquer duvida ou situação anormal ligue no telefone de emergência 199 defesa civil.


Texto: Helio de Bairros/ Coordenador de Proteção e Defesa Civil de Fraiburgo
Fonte: Climatempo, Epagri Ciram, Cemaden, Riscos Hidrologicos.
Foto: autor Helio de Bairros, Cemaden.


quinta-feira, 11 de outubro de 2018

FORTES CHUVAS NO MEIO OESTE GERA ESTRAGOS

No dia 09 de outubro de 2018 por volta das 18:00 horas a cidade de Capinzal, Lacerdópolis, Ouro e Zortéa -SC,  no Meio Oeste Catarinense, especificamente no Vale do Rio Do Peixe foram tomadas por um evento adverso  conhecido como chuva intensa, segundo a informação registrada nos pluviômetro eletrônico do Cemaden o volume de chuva ultrapassou os 86 mm entre 17 horas e 50 minutos até as 21 horas e 40 minutos. Neste evento registrado varias residencias foram atingidas pela força da água, conforme explica o jornal Diário Catarinense do dia 10/10/2018 ''Correnteza nas ruas, casas alagadas e carros levados pela água foram algumas das situações presenciadas por moradores de municípios catarinenses localizados no Oeste e Serra do Estado na noite desta terça-feira (9), após um temporal atingir as regiões.''

Neste evento foi registrado um óbito uma senhora idosa que não resistiu o volume de água que atingiu sua residencia,conforme descreve o Jornal Diário Catarinense. ''Uma mulher de 62 anos morreu após um temporal no município de Lacerdópolis, Oeste de Santa Catarina. A vítima estava dentro de uma residência que alagou após um forte temporal que atingiu o município na noite de terça-feira (9) conforme informações do Corpo de Bombeiros Militar de Joaçaba, que atendeu a ocorrência. O caso aconteceu no bairro Centro, por volta das 19h30min. A suspeita é de que a morte tenha sido causada por afogamento, mas ainda não há informações confirmadas. Um córrego, que corta a cidade, teria transbordado após fortes chuvas. A idosa, identificada como Verônica Radavelli, teria problemas de locomoção, o que teria a impedido de sair da casa quando a inundação começou. Ela era moradora da cidade de Herval d'Oeste e estaria em Lacerdópolis a passeio. Os móveis da residência foram levados pela água de acordo com informações do Corpo de Bombeiros. Ainda segundo a unidade, haviam pelos menos mais três pessoas dentro do imóvel, os donos da residência e uma criança. Entretanto, como a água subiu muito rápido, e a idosa estava em um cômodo mais afastado, aos fundos da residência, ela não conseguiu ser socorrida a tempo. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Geral de Perícias (IGP) de Videira, que irá confirmar a causa da morte.
A cidade de Capinzal teve prejuízos consideráveis onde esta sendo feito levantamentos para possivelmente decretar emergência na cidade. Já o município de Lacerdópolis foi o mais atingido pela chuva torrencial que caiu sobre a cidade, apos prejuízos o prefeito decretou situação de emergência no município aguardando recursos do poder publico estadual e federal para auxilio ao município atingido a situação ficou complicada conforme fotos:



Ate as escolas não foram poupadas pela tempestade de chuva que caiu durante o período que gerou os fortes estragos no município. A cidade de Capinzal montou um ponto para receber donativos para repassar aos atingidos.

Este tipo de evento adverso é comum na época de transição entre a primavera e a aproximação do verão este ano de 2018 as previsões já informavam que risco de chuvas torrenciais poderiam se formar ou ainda podem se formar e gerar alagamentos na área urbana onde se concentra maior volume de água a escoar pela canalização.
Este tipo de desastre chama atenção do poder público para a não permissão de residencias em áreas de risco onde apos uma tempestade ocorrida nas áreas de risco o prejuízo é maior do que a intervenção realizada como prevenção a não ocorrer os desastres.
Texto: Helio
Fonte: Cemadem,Epagri Ciram, Município de Capinzal, Município de Lacerdópolis, Diário catarinense
Fotos: Radio Capinzal, Defesa Civil, Eder Luiz

terça-feira, 9 de outubro de 2018

PREVISAO DO TEMPO PARA FRAIBURGO

Capinzal registra chuvas intensas.







A  previsão do tempo para Fraiburgo durante a quarta feira ate no domingo é a seguinte:

Quarta feira a previsão de chuva na casa dos 39 mm
Quinta feira a previsão de chuva é de  5 mm
Sexta feira a previsão é de 11 mm
Sábado a previsão é de 36 mm
Domingo a previsão informa 23 mm

Texto: Helio/Defesa Civil
Fonte: Climatempo, Cemadem


Nesta terça feira na cidade de Capinzal no meio oeste de SC ocorreu uma chuva intensa onde mais de 89 mm foi registrado,a defesa civil atendeu varias ocorrências no local. Segundo informações da Radio Capinzal " A chuva torrencial que atingiu a região meio-oeste de Santa Catarina no começo da noite desta terça-feira, dia 09, causou danos muito grandes em várias cidades.  Entre os municípios mais atingidos estão Capinzal, Ouro, Lacerdópolis e Zortéa. Rios transbordaram e a água invadiu residências e estabelecimentos comerciais. 
O Corpo de Bombeiros atendeu dezenas de solicitações. Muitas rodovias estão com obstrução total ou parcial. 
Em razão da escuridão não é possível avaliar a dimensão dos prejuízos. '' 

Publicado por: Marlo Matielo Data: 09/10/2018 20:56Enxurrada causa prejuízos incalculáveis em Capinzal, Ouro, Lacerdópolis e Zortéa




Candidato a Vereador Hélio de Bairros 55.199

  Projeto do candidato a Vereador Hélio de Bairros 55.199 Minha missão como vereador é  Em Defesa Do Povo  -   Defender o Servidor Publico M...