PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PARA SANTA CATARINA
Primavera de 2018 com temperaturas acima da média em SC!
Precipitação:
A previsão é de chuva na média, com distribuição irregular no trimestre e nas regiões do Estado.
Ressalta-se que eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.
Climatologia (o que se espera para época do ano):
A média de chuva, nos meses de setembro e novembro, é de 150 a 170 mm no Oeste e Meio Oeste e de 110 a 130 mm no Planalto, Vale do Itajaí e Litoral. No mês de outubro a média de chuva chega a 210 mm, no Oeste e Meio Oeste, e a 150 mm no Planalto Sul e Norte e no Litoral Norte.
Setembro e outubro marcam a transição inverno/verão, dando início às chuvas de primavera com totais mensais mais elevados em relação aos meses anteriores. Na primavera aumenta a incidência de temporais com granizo e ventania em SC, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo, bem como períodos de estiagem.
A chuva no trimestre é causada pela passagem de frentes frias, por Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), que provocam chuvas mais intensas no Oeste e Meio Oeste. Até outubro a atuação de ciclones extratropicais próximos ao Litoral Sul do Brasil, continuam ocorrendo com frequência, trazendo perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.
Temperatura:
Para o trimestre a previsão é de temperatura acima da média climatológica. No início de setembro podem ocorrer dias mais frios, com temperatura baixa e formação de geada isolada ao amanhecer nas áreas altas do Meio Oeste e no Planalto Sul. Porem a maior parte dos dias de setembro, outubro e novembro serão de temperatura acima do esperado.
Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, também são esperados para os próximos meses. Ressalta-se que na primavera em áreas costeiras o nevoeiro marítimo pode estender-se por mais tempo, da noite até parte da tarde do dia seguinte.
Temperatura da Superfície do Mar (TSM):
No mês de julho as águas no Pacífico equatorial apresentaram valores de anomalia de TSM entre 0,5 a 1,0°C (Figura 1), associada à condição de neutralidade. O vento, em médios e baixos níveis da atmosfera (ventos Alísios), permaneceu fraco. Os modelos numéricos de previsão indicam neutralidade durante o mês de setembro (final do inverno), continuando o processo de aquecimento para os meses de outubro e novembro, aumentando para 70% a probabilidade de configuração de El Ninho no final do ano.
Figura 1 - Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifi co, em julho de 2018.
Elaboração do boletim: Marilene de Lima /Gilsânia Cruz (Meteorologistas)
Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, UFSC e RIC TV.