Radio Helio Locutor

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PARA SANTA CATARINA

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PARA SANTA CATARINA
Primavera de 2018 com temperaturas acima da média em SC!
Precipitação:
A previsão é de chuva na média, com distribuição irregular no trimestre e nas regiões do Estado.
Ressalta-se que eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.
Climatologia (o que se espera para época do ano):
A média de chuva, nos meses de setembro e novembro, é de 150 a 170 mm no Oeste e Meio Oeste e de 110 a 130 mm no Planalto, Vale do Itajaí e Litoral. No mês de outubro a média de chuva chega a 210 mm, no Oeste e Meio Oeste, e a 150 mm no Planalto Sul e Norte e no Litoral Norte.
Setembro e outubro marcam a transição inverno/verão, dando início às chuvas de primavera com totais mensais mais elevados em relação aos meses anteriores. Na primavera aumenta a incidência de temporais com granizo e ventania em SC, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo, bem como períodos de estiagem.
A chuva no trimestre é causada pela passagem de frentes frias, por Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), que provocam chuvas mais intensas no Oeste e Meio Oeste. Até outubro a atuação de ciclones extratropicais próximos ao Litoral Sul do Brasil, continuam ocorrendo com frequência, trazendo perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.
Temperatura:
Para o trimestre a previsão é de temperatura acima da média climatológica. No início de setembro podem ocorrer dias mais frios, com temperatura baixa e formação de geada isolada ao amanhecer nas áreas altas do Meio Oeste e no Planalto Sul. Porem a maior parte dos dias de setembro, outubro e novembro serão de temperatura acima do esperado.
Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, também são esperados para os próximos meses. Ressalta-se que na primavera em áreas costeiras o nevoeiro marítimo pode estender-se por mais tempo, da noite até parte da tarde do dia seguinte.
Temperatura da Superfície do Mar (TSM):
No mês de julho as águas no Pacífico equatorial apresentaram valores de anomalia de TSM entre 0,5 a 1,0°C (Figura 1), associada à condição de neutralidade. O vento, em médios e baixos níveis da atmosfera (ventos Alísios), permaneceu fraco. Os modelos numéricos de previsão indicam neutralidade durante o mês de setembro (final do inverno), continuando o processo de aquecimento para os meses de outubro e novembro, aumentando para 70% a probabilidade de configuração de El Ninho no final do ano.


Figura 1 Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em julho de 2018. 
Elaboração do boletim: Marilene de Lima /Gilsânia Cruz (Meteorologistas)
Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, UFSC e RIC TV.

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

PREVISÃO DO TEMPO NESTA SEXTA

Sexta-feira (31/08):
Tempo: aumento de nuvens em todas as regiões. Do Oeste ao Sul, pancadas de chuva  com raios a partir da tarde, estendendo-se às demais regiões a partir da noite. O forte calor torna bem favorável a condição de temporal, com intensas rajadas de vento e granizo isolado, principalmente do Oeste ao Sul (ver Aviso).
AVISO 1 - Atenção: tempestades com granizo e ventania


Início: 31/08/2018 às 14:00h
Fim: 31/08/2018 às 23:59h



Regiões: todas, especialmente do oeste ao sul.



Previsão: tempestades com descarga elétrica de intensa atividade, rajadas de vento acima de 60 km/h e granizo isolado. 



Sistema: avanço de uma nova frente fria para SC e forte calor.

AVISO 2 - Atenção: chuva volumosa 

Início: 01/09/2018 às 15:00h
Fim: 02/09/2018 às 12:00h

Regiões: Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

Previsão: chuva persistente, moderada a forte em alguns momentos, acumulando de 50 mm a 70 mm em média, em 48 horas. No sul do Estado, pontuais mais elevados, de 100 mm ou mais em 48 horas.

Sistema: baixa pressão com intenso aporte de umidade do norte do país.

Laura Rodrigues e Marcelo Martins -  Meteorologistas (Epagri/Ciram)


Temperatura: mais elevada no norte de SC.
Vento: norte a noroeste, moderado com intensas rajadas.
Sistema: frente fria avança para SC.

Sábado e domingo (01 e 02/09):
Tempo: encoberto com chuva e raios em todas as regiões, devido à permanência de baixas pressões em SC. Condição favorável para elevados totais de chuva no sul de SC (ver Aviso).
Temperatura: diminui devido à cobertura de nuvens.
Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas principalmente no sul e litoral, devido à intensificação de um ciclone na costa.

Segunda-feira (03/09):
Tempo: encoberto no oeste. Nas demais regiões, encoberto com chuva de menor intensidade, melhorando no decorrer do dia, com o afastamento da baixa pressão para o mar.
Temperatura: em declínio, com o avanço de uma nova massa de ar frio para o sul do Brasil.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com intensas rajadas, principalmente no litoral, devido ao ciclone extratropical na costa.

TENDÊNCIA de 04 a 13 de setembro de 2018

Período marcado por predomínio de sol, tempo seco e temperatura mais elevada, com poucas chances de chuva. Temperatura mais baixa somente no início do período, entre 04 e 05/09, devido à massa de ar frio no Sul do Brasil.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

domingo, 26 de agosto de 2018

PREVISÃO DE FRIO NOS PRÓXIMOS DIAS EM FRAIBURGO

A previsão de geada foi confirmada nesta manhã de domingo em Fraiburgo, mas ainda prossegue até na terça feira com chance de geada. 

A temperatura registrada as 07:00 horas da manha deste domingo foi de -2.86 C. A chuva acumulada esta em 107.6 mm, com previsão de voltar chover no começo do mês de setembro. A temperatura prevista para manha de segunda feira é de 0 grau e a máxima na casa dos 16 graus c.

Texto: Helio de Bairros
Fonte: Climatempo, Cemadem, Epagri Ciram.



Previsão da Epagri Ciram


Segunda e terça-feira (27 e 28/08):
Tempo: sol em todas as regiões, com mais nuvens e nevoeiros na Grande Florianópolis e norte de SC.
Temperatura: mais baixa na madrugada, ainda com chance de geada na serra. Temperatura em elevação no restante do período.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas especialmente no Litoral.

Quarta-feira (29/08):
Tempo: sol com aumento de nuvens do Oeste ao Litoral Sul. E sol entre algumas nuvens nas outras regiões.
Temperatura: em elevação durante.
Vento: nordeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (30/08):
Tempo: sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva com raios entre a tarde e a noite nas regiões que fazem divisa com o RS.
Temperatura: elevada.
Vento: nordeste/noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.
  
TENDÊNCIA de 31 de agosto a 09 de setembro de 2018

Entre os 01 e 03/09 volta a ter chuva em SC, devido à passagem de mais duas frentes frias pelo Estado. No restante do período não tem indicativo de chuva significativa, até o momento. A temperatura sobe pouco no fim de agosto e início de setembro, mas declina novamente a partir do dia 03/09, com o avanço de outra massa de ar frio pelo Sul do Brasil.

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

PREVISÃO DE GEADA NOS PRÓXIMOS DIAS

A previsão do tempo informa que poderá ocorrer chuva no periodo da noite desta quinta feira, a previsão indica 35 mm de chuva, poderá ocorrer trovoadas.
A quantidade de chuva ate o momento que caiu em Fraiburgo foi de 67.4 mm de chuva.

A previsão informa que a temperatura entrara em declínio na madrugada de sábado com chances de geada durante o domingo e a segunda feira.

Com a temperatura baixa procure abrigar-se bem e não esqueça de abrigar os animais domésticos, pois eles também sentem frio.






Texto: Helio Defesa Civil
Fonte: Climatempo, Tempo Agora, Epagri Ciram, Cemadem, Inpe.

domingo, 19 de agosto de 2018

PREVISÃO DO TEMPO PARA FRAIBURGO

Uma frente fria se aproxima de SC, onde junto com ela vem a chuva, posso dizer que vem em boa hora, pois, lagos e rios sentem a falta da chuva, é notório que vários rios importantes da nossa cidade, tenham diminuído seu volume normal por conta da falta de chuva que se instalou em nossa cidade.
 A previsão do tempo informada pelo Climatempo e Epagri Ciram, informa que haverá 102 horas de previsão de chuva e neste período poderá chover ate 100 mm, é uma boa quantidade de chuva, porem, não suficiente para voltar ao normal todas as nascentes, poços, lagos e rios.
A previsão do tempo informa que haverá chuva entre domingo ate na quinta feira sendo da seguinte forma:

Domingo na parte da noite 5 mm.   80% de chance
Segunda-feira   11 mm.                  90% de chance
Terça-Feira        32 mm                   90% de chance
Quarta feira       38 mm                   90% de chance
Quinta -Feira       6 mm                   80% de Chance

Ocorrendo este período de precipitação tempo firme com temperatura agradável.



Texto: Helio
Fonte: Climatempo, Epagri Ciram,  




quinta-feira, 16 de agosto de 2018

PROBLEMAS DECORRENTES DA BAIXA UMIDADE DO AR

Pele, olhos, nariz e gargantas secos, cabelos “indisciplinados”, indisposição,incêndios: algumas manifestações típicas de baixos índices referentes à umidade relativa do ar. Geralmente provocados por massas de ar quentes e secas, tal situação pode causar, além dos desconfortos citados, danos à saúde. Por este motivo, é interessante saber algumas informações sobre a baixa umidade relativa do ar. 
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a umidade do ar ideal compreende a faixa entre 50 e 80%. Entretanto, em algumas épocas do ano, como no inverno, ela tende a cair, inclusive, abaixo de 30%. As regiões Centro-Oeste e Sudeste são, geralmente, as mais prejudicadas.


Nestes estados, há um significativo aumento de buscas por atendimento médico, principalmente por pessoas alérgicas. Isso acontece porque as mucosas costumam ressecar e inflamar nestes períodos. Como, dentre outras funções, estas desempenham um papel de barreira física à entrada de substâncias nocivas ao nosso corpo, o clima seco propicia a entrada de agentes estranhos. Empenhado em manter a homeostase, nosso organismo acaba se sobrecarregando, trazendo a inevitável sensação de cansaço. 

Como foge ao nosso controle imediato impedir esta manifestação climática, algumas medidas podem ser utilizadas para melhorar nossa saúde e qualidade de vida em tais períodos: 

• Ingerir bastante líquido; 
• Espalhar panos ou baldes com água em ambientes da casa, principalmente no quarto, ao dormir, ou utilizar umidificadores de ar; 
• Lavar nariz e olhos com soro fisiológico algumas vezes ao dia; 
• Trocar comidas com muito sal ou condimentos por alimentos mais saudáveis; 
• Usar creme hidratante na pele, e creme sem enxágue em cabelos não-oleosos; 
• Evitar exercícios físicos entre as 10 da manhã e 5 da tarde; 
• Evitar grandes aglomerações; 
• Evitar carpetes ou cortinas que acumulem poeiras; 
• Evitar roupas e cobertores de lã ou com pelos; 
• Evitar exposição prolongada à ambientes com ar condicionado; 
• Manter a casa higienizada, arejada e ensolarada; 
• Não provocar queimadas. 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Fonte:https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/saude-bem-estar/problemas-decorrentes-baixa-umidade-ar.htm

domingo, 12 de agosto de 2018

PREVISÃO DO TEMPO EM FRAIBURGO

Segunda-feira (13/08):
Tempo: sol e poucas nuvens em SC.
Temperatura: mais baixa na madrugada e amanhecer, com chance de geada isolada nas áreas altas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Norte. Durante o dia, temperatura em elevação.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.
Sistema: massa de ar frio e seco no oceano, influenciando SC.

Terça-feira (14/08):
Tempo: aberturas de sol pela manhã com aumento de nebulosidade no decorrer do dia, em todas as regiões, devido ao avanço de uma nova frente fria pelo litoral Sul do Brasil.
Temperatura: em elevação, declinando novamente no fim do dia.
Vento: nordeste/noroeste a sudoeste, moderado com rajadas mais intensas no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Quarta-feira (15/08):
Tempo: predomínio de nuvens na madrugada e manhã, diminuindo no decorrer do dia com presença de sol em todas as regiões no decorrer do dia.
Temperatura: mais baixa.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Quinta-feira (16/08):
Tempo: presença de sol entre nuvens em SC, com nevoeiros ao amanhecer.
Temperatura: mais baixa.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 17 a 26 de agosto de 2018

O período deve ser marcado por tempo seco com sol e variação de nuvens em alguns dias, e temperatura mais elevada em SC.  Não há indicativo de chuva significativa, portanto permanece a condição de estiagem verificada em algumas áreas do Estado.

Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários e de curto prazo (de 1 até 3 h de antecedência), na página da Epagri/Ciram.

Candidato a Vereador Hélio de Bairros 55.199

  Projeto do candidato a Vereador Hélio de Bairros 55.199 Minha missão como vereador é  Em Defesa Do Povo  -   Defender o Servidor Publico M...