Radio Helio Locutor

terça-feira, 26 de junho de 2018

CORPO DE BOMBEIRO MILITAR

Como surgiu o Corpo de Bombeiros?

Os primeiros bombeiros militares surgiram na Marinha, devido os riscos de incêndio nos antigos navios de madeira; porém, eles existiam apenas como uma especialidade, e não como Corporação. A denominação de bombeiros deveu-se a operarem principalmente bombas d’água, toscos dispositivos em madeira, ferro e couro. No Brasil, a primeira Corporação de Bombeiros foi criada pelo Imperador D.Pedro II em 1856. No início ela não possuía caráter militar, e foi somente em 1880 que seus integrantes passaram a ser classificados dentro de uma hierarquia militarizada. Devido as afinidades culturais e linguísticas com a França, a Corporação passou a adotar como modelo os Sapeurs-Pompiers de Paris; os quais eram classificados como Arma de Engenharia Militar, e organizados para servirem como pontoneiros ou sapadores quando necessário. Até o fim do Império essa foi a única instituição de bombeiro militar existente.
Com a Proclamação da República, os Estados que possuíam melhores condições financeiras passaram a constituir seus próprios Corpos de Bombeiros. Ao contrário do Corpo de Bombeiros da Capital Federal, que desde o início fora concebido com completa autonomia, essas Corporações foram criadas dentro da estrutura das Forças Estaduais, antiga denominação das atuais polícias militares.
       Em 1915 a legislação federal passou a permitir que as forças militarizadas dos Estados pudessem ser incorporadas ao Exército Brasileiro, em caso de mobilização nacional. Em 1917 a Brigada Policial e o Corpo de Bombeiros da Capital Federal tornaram-se oficialmente Reservas do Exército; condição essa a seguir estendida aos Estados. Nesse período os Corpos de Bombeiros, como integrantes das Forças Estaduais, participaram com brio dos principais conflitos armados que atingiram o país.

         Essa condição foi alterada após as Revoluções de 1930 e de 1932; sendo imposto pelo Governo Federal a desmilitarização dos CBs em 1934. Isso objetivava diminuir o poderio das forças militares estaduais, as quais ameaçavam o equilíbrio do poder bélico no país. Com o final da Segunda Guerra Mundial e a conseqüente queda do Estado Novo, as Forças Estaduais voltaram ao completo controle dos Estados; passando-se a permitir a militarização dos CBs, desde que estes fossem reincorporados às PMs.

       Em 1967 foi criada a Inspetoria Geral das Polícias Militares ( IGPM ), subordinada ao então Ministério da Guerra; a qual passou a gerenciar diversas mudanças nas estruturas das polícias militares (e por conseguinte nos Corpos de Bombeiros), inserindo padronizações e estabelecendo exclusividades.

Com o fim do Governo Militar e a instituição de uma nova Constituição em 1988, os Estados passaram a dispor de autonomia para administrar suas Forças de Segurança da maneira que melhor lhes conviesse. A maioria optou por desvincular os Corpos de Bombeiros das Polícias Militares. 
O termo Militar foi inserido na década de noventa para destacar a condição dos Corpos de Bombeiros como Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, bem como a de Militares dos Estados, situação essa reafirmada na Constituição Federal de 1988.

Quem é e como atua o Bombeiro Militar?

        O bombeiro militar, por sua vez, é um servidor público que trabalha em prol da sociedade de modo geral. O objetivo da existência dessa classe também é garantir a segurança das pessoas, mas diferente dos civis, os militares atendem a todos sem distinção, recebendo ligações que indicam onde estão os apuros a serem resolvidos. Bombeiros militares trabalham em escalas e aguardam as ocorrências em quartéis estrategicamente posicionados nas cidades. Vale ressaltar, ainda, que o bombeiro militar atua mesmo dentro de ambientes privados. Em incêndios, por exemplo, mesmo que existam profissionais civis, os militares sempre são chamados.

Posso ser um Bombeiro Comunitário?

Sim! Pois é necessário que ajuda de voluntários seja inserido juntamente com os bombeiros militares para complementar uma guarnição ao atendimento de primeiros socorros como também no combate aos incêndios gerados em residências, veículos e incêndios florestais. A formação de bombeiros Comunitário vem através de cursos oferecidos pelo próprio corpo de bombeiro militar nos cursos de CBAE e CAAE. ( Curso avançado de Atendimento a Emergências).  O curso básico de atendimento a emergências apresenta uma grade de conhecimento nas noções de primeiros socorros, noções de extinção a incêndios, sistema preventivo contra incêndios, noções de percepção e gestão de riscos e atuação inicial em acidentes, já o curso avançado  os alunos realizam o estágio operacional supervisionado nas viaturas do Corpo de Bombeiros Militar, o que proporciona a experiência, aproximando o estagiário de situações reais, dando a ele uma condição psicológica desejada para agir corretamente quando se deparar com uma situação emergencial, permitindo assim que ele tome ações iniciais que poderão evitar ou minimizar as consequências de um acidente ou incêndio.   
O CBAE e o CAAE têm carga horária total de 392 horas/aula, as quais são ministradas de forma flexível, ou seja, nos dias e horários mais adequados para cada turma. Após a conclusão do curso, os bombeiros comunitários podem atuar como voluntários nas viaturas do CBMSC, com base na Lei 9.608/98 (Lei do Voluntariado), auxiliando o efetivo militar.

Como se inscrever no curso para Bombeiro Comunitario?

        Vá até um quartel do corpo de bombeiro militar de SC e tenha maiores informações e se escreva e faca sua parte ajudando a sua comunidade e obtendo conhecimento em casos de uma emergência.












Texto: Helio/ CBAE

Fonte:https://portal.cbm.sc.gov.br/index.php/historia

https://www.stive.com.br/3984-corpo-de-bombeiros-breve-historico.html

 https://portal.cbm.sc.gov.br/index.php/bombeiro-comunitario.

domingo, 24 de junho de 2018

MUDANÇA DO TEMPO NO DOMINGO, VENTANIA E CHUVA NO DECORRER DO DIA

Domingo (24/06):
Tempo: no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, céu encoberto com chuva no decorrer do dia. Nas outras regiões catarinenses, sol com aumento de nuvens, A condição de chuva é menor.
Temperatura: em declínio no decorrer do dia.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: deslocamento de frente fria pelo Sul do Brasil e cavado entre PR e SC. Massa de ar frio de fraca intensidade deslocando-se na altura do Uruguai em direção ao mar, influenciando o Sul do Brasil.

Segunda-feira (25/06):
Tempo: instável com céu nublado a encoberto com chuva isolada ao longo do dia na maioria das regiões, exceto no Planalto Norte e Litoral Norte de SC. Mesmo assim ocorrem aberturas de sol no Estado.
Temperatura: em elevação durante o dia.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no sul de SC.
Sistema: cavado entre PR e SC e massa de ar frio influenciando o Sul do Brasil.

Terça-feira (26/06):
Tempo: segue instável com bastante nebulosidade e chuva em boa arte do dia de forma isolada. Nas áreas próximas ao RS, o tempo melhora no decorrer do dia.
Temperatura: baixa devido à cobertura de nuvens.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Quarta-feira (27/06):
Tempo: instável com chuva em SC, devido à atuação da corrente de jato superior. O tempo melhora partir da divisa com o RS.
Temperatura: sem grande variação, devido à cobertura de nuvens.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.
Quinta-feira (28/06):
Tempo: instável com chuva do Oeste ao Planalto no decorrer do dia, devido a um cavado. Nas outras regiões, sol com aumento de nuvens.
Temperatura: sem grande variação, devido à cobertura de nuvens.
Vento: nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 29 de junho a 08 de julho de 2018
Permanece a condição de tempo mais seco e temperatura elevada em SC, em boa parte do período. Não há indicativo de chuva significativa ou frio intenso para o Estado, até o momento. Nos primeiros dias de julho, nova frente fria passa por SC, provocando chuva fraca e isolada.
Marcelo Martins – Meteorologista (Epagri/Ciram)


Fonte: Epagri Ciram

sábado, 23 de junho de 2018

PREVISÃO DO INVERNO 2018

Foto 01: Previsão Climática, 
A empresa Anti-Granizo Fraiburgo, AGF, realizou no dia 19 de junho nas dependências da Câmara de Vereadores do Município de Fraiburgo, a Exposição da Discussão do Fórum Climático, onde foi abordado sobre a Previsão do Inverno 2018, este evento teve como objetivo apresentar aos presentes o comportamento do inverno e as previsões climáticas para os próximos meses do ano de 2018 na abertura do evento o Meteorologista João Rolim da AGF-Fraiburgo, realizou a abertura do evento agradecendo as autoridades ali presentes e também apresentou a  Meteorologista da Epagri Ciram, Marilene de Lima.
Foto 02: Marilene de Lima, joão Rolim
Apresentação do trabalho contou com a participação de autoridades do Município de Fraiburgo e também de varias cidades pertencentes a região da AMARP, esteve presenta neste evento a Prefeita Claudete Gheller Mathias e o Vice Prefeito Julio Santos, e os Secretários de Agricultura e Administração do Município de Fraiburgo, também participou do evento os   Prefeitos das seguintes cidades: Pinheiro Preto e de Macieira.
Este evento teve a colaboração do GT (Grupo de Trabalho de Eventos Extremos), e  contou com a presença dos Coordenadores Municipal de Proteção e  Defesa Civil de Fraiburgo e também da cidade de Caçador, participou também a equipe técnica do consorcio Cim Catarina.
Foto 03: Temperatura dos Oceanos
Neste evento foi apresentado a maneira que o inverno se comportara neste ano de 2018, afirmou a Mestre em Meteorologia, Marilene de Lima, que sera um inverno seco e com temperaturas baixas mas afirmou que a possibilidade de neve é muito baixa porem pode ocorrer no período de julho, mas com uma previsão precisa e próxima do dia da ocorrência do fenômeno. O meteorologista  João rolim comentou sobre o fenômeno  "La Ninha'' qual tem dificultado as chuvas em nossa região e que não tem alcançado a media, porem está saindo de atividade e entrando em um período de normalidade, mas, afirmou que a temperatura dos oceanos indicam a entrada do fenômeno ''El Ninho'' no período final da primavera passando pelo verão deste ano este fenômeno é conhecido como período das das chuvas.



Texto: Helio de Bairros
Fonte: Reunião dia 19 de junho de 2018
Foto 01: Autor Maurisio Perazzoli, Engenheiro Ambiental, Cim Catarina
Foto 02:Autor Maurisio Perazzoli, Engenheiro Ambiental, Cim Catarina
Foto 03: site:http://somarmeteorologia.com.br/security/defesa_civil/clima3.php?tipo=obs

sábado, 16 de junho de 2018

PREVISÃO DO TEMPO ENTRE DIA 16 ATE 22 DE JUNHO

A previsão de frio continua neste sábado mas ao amanhecer neste domingo a temperatura esta prevista para 4 C na madrugada.
Na segunda feira ja informa que a temperatura começa a elevar chegando a 6 C e a partir de segunda a temperar segue em elevação .
A previsão de chuva esta marcada para dia 23 de junho.

Textro: Helio/ Defesa Civil
Fonte: Climatempo, Epagri Ciram,Inpe.



Informações da Epagri Ciram

Domingo (17/06):
Tempo: sol com muitas nuvens na Grande Florianópolis e norte de SC, com chuva fraca especialmente na madrugada e início da manhã, devido a circulação marítima (transporte de umidade do mar para o continente). No oeste e sul do Estado, sol com algumas nuvens.
Temperatura: mais baixa durante o período noturno, com chance de geada isolada nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Em elevação durante a trade.
Vento: sudeste a nordeste fraco a moderado.

Segunda, terça e quarta-feira (18, 19 e 20/06):
Tempo: sol com algumas nuvens em SC, com nevoeiro ao amanhecer.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.


TENDÊNCIA de 21 a 320 de junho de 2018

Dia 21/06 às 07h07min começa o inverno no Hemisfério Sul!!!
Na maior parte do período, tempo seco e sem chuva em SC, com temperatura mais elevada. Nos dias 26 e 27/06, uma frente fria deve deslocar pelo Sul do Brasil, provocando chuva em todo o Estado e na sequencia declínio acentuado de temperatura. Não há indicativo de volumes elevados até o momento!
Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

terça-feira, 12 de junho de 2018

Escala de vento forte

Vendaval

ESCALA ANEMOMÉTRICA INTERNACIONAL DE BEAUFORT

Escala BeaufortCategoria NomeVelocidade do VentoIndicações Visuais na Superfície Terrestre
m/s  Km/h
00CALMA0,0 – 0,2< 1Folhas de árvores sem movimento. Fumaça sobe verticalmente.
01ARAGEM0,3 – 1,51 – 5Desvio da fumaça. Cataventos não são deslocados.
02BRISA LEVE1,6 – 3,36 – 11Ventos sentidos no rosto. Folas de árvores farfalham. Catavento se move.
03BRISA FRACA3,4 – 5,412 – 19Bandeiras levemente agitadas. Folhas e galhos de árvores em movimento.
04BRISA MODERADA5,5 – 7,920 – 28Poeira e papeis soltos se elevam. Pequenos ramos são movimentados.
05BRISA FORTE8,0 – 10,729 – 38Árvores pequenas e folhagem oscilam. Ondas com cristas em lagos.
06VENTO FRESCO10,8 – 13,839 – 49Galhos grandes agitados. Assovio nos fios. Difícil usar guarda-chuvas.
07VENTO FORTE13,9 – 17,150 – 61Árvores inteiras em movimento. Difícil caminhar contra o vento.
08VENTANIA17,2 – 20,762 – 74Galhos de árvores são quebrados. Impossível andar.
09VENTANIA FORTE20,8 – 24,475 – 88Pequenos danos em edificações. Chaminés e telhas são arrancados.
10TEMPESTADE24,5 – 28,489 – 102Raro. Árvores são derrubadas. Danos consideráveis em edificações.
11TEMPESTADE VIOLENTA28,5 – 32,6103 – 117Raríssimos. Grandes devastações. Derrubada de edificações, placas de sinalização etc.
12-17FURACÃO/TORNADO> 32,7> 118

ESCALA FUJITA – CLASSIFICAÇÃO DE TORNADOS

ESCALAVELOCIDADE DO VENTO KM/H
F065 – 116
F1117 – 179
F2180 – 250
F3251 – 331
F4332 – 419
F5420 – 511
F6> 511
Fonte: www.cpa.unicamp.br

domingo, 10 de junho de 2018

PREVISÃO DO TEMPO PARA FRAIBURGO

Para Fraiburgo a informação é de 12 mm de chuva neste domingo e para segunda feira 13 mm e na terça feira também a indicação é de 13 mm.
A temperatura fica elevada neste período de chuva entre 23 a 14 C.

Fonte: Climatempo, Tempo Agora, Inpe
Texto: Hélio/ Defesa Civil de Fraiburgo
Foto: Radar meteorológico de SC


Informaçoes da Epagri Ciram

Domingo (10/06):
Tempo: aumento de nuvens a encoberto, com chuva no decorrer do dia em todas as regiões de SC. Atenção: temporais isolados com granizo no Oeste e Sul do Estado (áreas mais próximas ao RS), na tarde e noite.
Temperatura: o frio diminui, mas a temperatura sobe pouco devido a cobertura de nuvens.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas.
Sistema: cavado e corrente de jato, influenciando SC.

Segunda-feira (11/06):
Tempo: encoberto com chuva. Atenção: temporais isolados com granizo no Oeste e Sul do Estado (áreas mais próximas ao RS), na madrugada e manhã. No decorrer do dia, períodos de melhoria na Grande Florianópolis e norte de SC.
Temperatura: elevação.
Vento: nordeste a noroeste, moderado com rajadas mais intensas.
Sistema: formação de uma frente fria no RS.

Terça-feira (12/06):
Tempo: instável com chuva em todas as regiões, devido ao deslocamento de uma frente fria por SC. Atenção: risco de temporais isolados com granizo e ventania.
Temperatura: em pequena elevação, declinando a partir da noite com o avanço de uma nova massa de ar frio.
Vento: noroeste a sudoeste, moderado com rajadas.

Quarta-feira (13/06):
Tempo: chuva no Planalto e Litoral Norte, na madrugada. No decorrer do dia, o sol aparece acompanhado de muitas nuvens na maioria das regiões.
Temperatura: em declínio em todas as regiões, a mínima ocorre à noite.
Vento: sudoeste, moderado com rajadas mais intensas no Planalto Sul e Litoral.

Quinta-feira (14/06):
Tempo: mais nuvens e nevoeiros na madrugada e manhã, com aberturas de sol em todas as regiões no decorrer do dia.
Temperatura: baixa, com condição de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 14 a 23 de junho de 2018

Dia 21/06 às 07h07min começa o inverno no Hemisfério Sul!!!
O período inicia com temperatura baixa e condição de chuva em SC, devido a formação de um cavado (área alongada de baixa pressão) no Sul do Brasil.  A partir do dia 17/06, uma nova massa de ar frio e seco passa atuar em SC, deixando o tempo mais seco e a temperatura baixa em todo o Estado, com condição de geada nas áreas altas.
Gilsânia Cruz – Meteorologista

quinta-feira, 7 de junho de 2018

SINTESER TEM NOVO PRESIDENTE

O sindicato dos servidores públicos municipais SINT-SER realizou neste dia 07 de junho a eleição para o novo presidente do sindicato, a eleição deu inicio as 07:00 horas da manha e seguiu até as 18 horas, apos o encerramento da votação iniciou-se os trabalhos de apuração dos votos, as urnas receberam voto impresso ( que no Brasil não volte a este tempo, pois demora muito), foi conferido todos os eleitores e votantes onde a comissão as 19:00 horas iniciou os trabalhos de contagens das cédulas. 
Havia duas chapas concorrente denominado chapa 01 e chapa 02 a chapa 01 foi encabeçada pelo atual Presidente: Sighard Egon Seidel, funcionário publico lotado na secretaria de agricultura do município e ocupa o cargo de engenheiro agrônomo esta a frente do sindicato a 4 anos e concorreu mais um pleito.
A chapa 02 foi encabeçada pelo guarda de patrimônio Silvio Matteuci, qual é tesoureiro no sindicato finalizando a gestão em 2018.
Após a apuração dos votos foi comunicado pela comissão eleitoral a todos os presentes anuncio feito pelo Sr. Jair Rosentalski, Secretaria: Elenise Dalanhol, Membro: Helio de Bairros, que a votação foi a seguinte:

Chapa 01  221 votos
Chapa 02  187 votos
Votos Nulo e Brancos 23

total de votantes 431 associados

Depois da contagem dos votos foi lavrado a ata e anunciado que a chapa 01 encabeçada pelo Sr. Sighard Egon Seidel, foi a vencedora.
esta chapa ficara na gestão 22 de agosto de 2018 a 22 de agosto de 2022.

A quantidade de urnas foi um total de 8 urnas sendo que 3 urnas de votação em Fraiburgo 1 em Lebon Regis, 1 em Monte Carlo, 1 em Tangara, 1 Vargem, 1 Rio das Antas.
Uma das urnas que chamou atenção foi a n 02 urna que foi itinerante entre Central de Obras e Prefeitura onde foi confirmado 119 votos sendo que 78 votos foram para chapa 02 e 28 para chapa 01 e 15 votos brancos e nulos.

A nova diretoria do SINT-SER assumi no mês de agosto e ficara ate 2022.

Parabéns para a nova chapa e a nova diretoria que muito trabalho seja realizado e que beneficie todos os servidores públicos municipais de Fraiburgo e região.

Candidato a Vereador Hélio de Bairros 55.199

  Projeto do candidato a Vereador Hélio de Bairros 55.199 Minha missão como vereador é  Em Defesa Do Povo  -   Defender o Servidor Publico M...