Radio Helio Locutor

sábado, 5 de agosto de 2017

HISTÓRIA DO TREM PAGADOR SC

Foto: Hélio,
Em meados de 1909, quando então à ferrovia,"EFSPRG", era construída no auto vale do Rio do Peixe no Meio Oeste de SC,  seu caminho percorria a região sul entre União da Vitoria a Santa Maria no Rio Grande do Sul, na região do Estado de SC à ferrovia percorreu próximo ao Rio do Peixe, entre o municipio de Caçador até a cidade de Marcelino Ramos, pois entre o trecho conhecido como km 208,próximo a cidade no meio oeste catarinense Pinheiro Preto, à obra da ferrovia era construída com vários operários da empresa,  holding Brazil Railway Company. Esta obra foi construída com 941,88 km, e somente no Estado de SC, em torno de  372 km. 

O trabalho era árduo, pois, em locais de rochas os operários se esforçavam para abrir caminho para o progresso que na região iria passar naquele tempo. Nesta época, havia dificuldades encontrar maquinas para o trabalho,já a mão de obra, havia de sobra e com baixo custo. No trecho que ligava o municipio de  Videira ao municipio de  tangara,pois, precisaria abrir um túnel para facilitar o transito do trem e neste
trecho na coordenada geográfica:S 27º01'57.35". W 51º13'13.66". Está localizado o túnel inaugurado em 1912, mas, á história deste trecho é marcante, pois até os dias de hoje neste local estão as marcas da historia. 

Havia um certo homem conhecido como "Zeca Vacariano", um comerciante e empreiteiro dos serviços da empresa construtora da estrada de ferro da linha do contestado, Zeca Vacariano  que tinha como nome de nascimento "José Antônio de Oliveira", pois, segundo alguns historiadores não havia condições de manter os trabalhadores na sua empresa, pois estava sem dinheiro para pago-lo os  
salários, e quando não se tem dinheiro infelizmente a situação fica complicada, então o conhecido comerciante Zeca Vacariano,projetou uma ideia de assaltar o trem que chegava com um valor em dinheiro expressivo, pois o mesmo seria usado para pagar os mais de 8.000 mil empregados da construtora da estrada de ferro, organizou um bando e como no velho oeste formalizou o assalto ao trem chamado de "trem pagador" este trem levava o dinheiro para pagar os empregados da companhia.e em pinheiro preto na construção da ferrovia, foi ai que a historia  ficou registrada. Segundo amigo Tchê Mendes, locutor de rádio e integrante do filme o assalto ao trem pagador, filme sob direção, Ernoy Mattiello. 
Foto Hélio,
A audácia de Zeca Vacariano antecedeu outros dois assaltos a trens que ficariam famosos pelo cinema. Em 1960, seis assaltantes levaram 27 milhões de cruzeiros do carro pagador da Central do Brasil. Mas o título de “ladrão do século” estava destinado ao britânico Ronald Biggs, que causou pânico na Escócia ao roubar 2,6 milhões de libras, em 1963.
No assalto ao trem pagador em Pinheiro Preto, algumas pessoas foram mortas pelo bando de Zeca Vacariano e até hoje o local possui as marcas da tragédia pois  uma cruz chamada "CRUZ DO VACARIANO" está em pé no local.
Até hoje muitas pessoas visitam o local e relembram da historia onde ficou registrada como o primeiro assalto ao trem pagador no mundo. Segundo a historia Zeca Vacariano e seu bando com exceção a uma pessoa, nunca mais foram vistos após o assalto.
Para chegar até o local do assalto é preciso caminhar a pé uns 10 minutos uns 800 metros do local onde o veiculo ficara estacionado.
A preservação da historia em nossa região é nosso patrimônio como a historia do contestado que por conta da construção da estrada de ferro também ocorreu em nossa cidade de Fraiburgo.

Assista o filme: 





Texto: Hélio Locutor.
Colabordores:https://pt.wikipedia.org/wiki/Assalto_ao_trem_pagador_de_Pinheiro_Preto.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Uruguai
http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/revis/revis16/img1_16.pdf
http://www.ebc.com.br/institucional/sobre-a-ebc/noticias/2017/01/filme-primeiro-assalto-ao-trem-pagador-e-atracao-da-tv-brasil-na-noite


Candidato a Vereador Hélio de Bairros 55.199

  Projeto do candidato a Vereador Hélio de Bairros 55.199 Minha missão como vereador é  Em Defesa Do Povo  -   Defender o Servidor Publico M...