Sabe qual é o destino final do nosso lixo que produzimos ?
Porque precisamos separar o lixo ?
Nas três últimas décadas, geração de resíduos urbanos aumentou três vezes mais rápido que a população. Países buscam saídas para enfrentar alto custo ambiental e Financeiro.
A o lado trágico dessa história é que o lixo é um indicador curioso de desenvolvimento de uma nação. Quanto mais pujante for a economia, mais sujeira o país irá produzir. Ë o sinal de que o país está crescendo, de que as pessoas estão consumindo mais. O problema está ganhando uma dimensão perigosa por causa da mudança no perfil do lixo. Na metade do século, a composição do lixo era predominantemente de matéria orgânica, de restos de comida. Com o avanço da tecnologia, materiais como plásticos, isopores, pilhas, baterias de celular e lâmpadas são presença cada vez mais constante na coleta. Há cinqüenta anos, os bebes utilizavam fraldas de pano, que não eram jogadas fora. Tomavam sopa feita em casa e bebiam leite mantido em garrafas reutilizáveis. Hoje, os bebês usam fralda descartáveis, tomam sopa em potinhos que são jogados fora e bebem leite embalado em tetrapak. Ao final de uma semana de vida, o lixo que eles produzem equivale, em volume, a quatro vezes o seu tamanho.
Sendo assim a produção de lixo tem um aumento considerável,este seria um dos motivos que levou a ser obrigatório o descarte correto do lixo, pois alguns tipos de lixo não podem ser jogados em qualquer ou juntos, pois é necessario um destino correto para o mesmo. Por isso na maioria das cidades existem os Aterros Sanitários uns somente para o lixo domestico e outros para lixo industrial. Vale lembrar que nem todos os municípios tem os dois aterros alguns pagam para descartar o seu lixo produzido.
A importância da separação do lixo inicia-se em casa e depois na hora de coletar e fazer o descarte em local correto, pois uma pilha,bateria, aparelho eletrônico não é descartado no mesmo aterro que recebe lixo orgânico.
Na próxima edição estarei escrevendo sobre, como é realizado a reciclagem ? E que tipo de lixos vai para o Aterro Sanitário classe I e que tipo de lixo vai para o aterro classe IIA.
Texto: Hélio Locutor
Colaboradores:
http://www.senado.gov.br/noticias/jornal/emdiscussao/residuos-solidos/materia.html?materia=rumo-a-4-bilhoes-de-toneladas-por-ano.html
https://www.ufmg.br/proex/geresol/lixohistoria.htm