Radio Helio Locutor

quinta-feira, 31 de maio de 2018

PREVISÃO DO TEMPO PARA FRAIBURGO NESTE FIM DE SEMANA






















Para Fraiburgo está previsto 11 mm de chuva iniciando na madrugada do dia 01 de junho 

Fonte: Climatempo.
Helio de Bairros/ Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil




A Epagri Ciram informa:

Sexta-feira (01/06):
Tempo: do oeste ao sul, chuva desde a madrugada, melhorando no decorrer do dia. Nas demais regiões, chuva a partir da tarde, e de forma mais isolada. Não se descarta o risco de temporal localizado, principalmente do oeste ao sul.
Temperatura: diminui devido à cobertura de nuvens.
Vento: nordeste a noroeste, moderado com rajadas mais intensas.
Sistema: passagem da frente fria por SC.

Sábado (02/06):
Tempo: do oeste ao sul, o sol volta a aparecer, com chuva isolada no início do dia. Nas demais regiões, chuva isolada, melhorando no decorrer do dia, com a frente fria afastando-se de SC.
Temperatura: em declínio, devido ao avanço de uma massa de ar frio para SC. A mínima ocorre à noite.
Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas mais intensas no litoral.

Domingo (03/06):
Tempo: seco e ensolarado em todas as regiões.
Temperatura: baixa em todas as regiões, devido à massa de ar frio, com mínimas ao amanhecer próximas de 0°C e geada do Oeste ao Planalto.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.
Segunda-feira (04/06):
Tempo: aumento de nuvens em todas as regiões. No sul do Estado e Grande Florianópolis, pancadas de chuva com trovoada a partir da tarde, devido a uma baixa pressão em formação no RS.
Temperatura: baixa na madrugada e em elevação durante o dia, devido ao afastamento da massa de ar frio.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 05 a 14 de junho de 2018
O período será marcado por maior frequência de chuva em SC, e com valores mais significativos principalmente no norte e litoral do Estado, devido à influência de sistema de baixa pressão no Sudeste do Brasil. Melhora do tempo a partir do dia 11/06. As temperaturas declinam entre os dias 07 e 08, e no final do período, devido à atuação de massas de ar frio.
Laura Rodrigues – Meteorologista

segunda-feira, 28 de maio de 2018

PREVISÃO DO TEMPO NESTA SEMANA 28 A 30

Segunda-feira (28/05):
Tempo: nevoeiros isolados ao amanhecer e sol com algumas nuvens durante o dia.
Temperatura: mais elevada à tarde.
Vento: nordeste, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão com centro no oceano, altura do Litoral Sul do Brasil.



Terça-feira (29/05):
Tempo: nevoeiros isolados ao amanhecer e sol com algumas nuvens durante o dia. Na região da Grande Florianópolis e Litoral Norte do Estado, chuva isolada á noite devido a circulação marítima.
Temperatura: mais elevada à tarde.
Vento: nordeste, fraco a moderado.

Quarta-feira (30/05):
Tempo: nevoeiros isolados ao amanhecer e sol com algumas nuvens durante o dia. Na região da Grande Florianópolis e Litoral Norte do Estado, chuva isolada no início e final do dia devido a circulação marítima.
Temperatura: mais elevada à tarde.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Quinta-feira (30/05):
Tempo: No Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, ocorrem pancadas de chuva com trovoada já na madrugada, e, se estende para as demais regiões ao longo do dia, devido à passagem de uma frente fria. Há risco de temporal localizado
Temperatura: elevada.
Vento: nordeste a sudoeste, moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 01 a 10 de junho de 2018
Diminuição da temperatura nos dias 02 e 03/06. Entre 04 e 05/06, volta a chover em SC devido a instabilidades no Sudeste do Brasil.
Marcelo Martins – Meteorologista

sexta-feira, 25 de maio de 2018

DEFESA CIVIL DE SC INFORMA A SITUAÇÃO DO ESTADO POR CONTA DA GREVE

O comitê de crise do Governo do Estado está trabalhando permanentemente para manter os serviços básicos essenciais em pleno funcionamento durante a paralisação dos caminhoneiros. A equipe está em constante avaliação das necessidades, no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), e cria estratégias para garantir a entrega dos insumos para as áreas que precisam.
"Não estamos em situação emergencial, estamos em situação de atenção. O que a gente pede para a população é que não acredite em falsas informações. Nós estamos aqui para garantir a ordem", reforça Rodrigo Moratelli, secretário da Defesa Civil do Estado.
A Secretaria de Segurança Pública trabalha com Serviço de Inteligência e mapeamento das manifestações e suas lideranças. "Essa ação nos possibilita negociar em casos de transporte das nossas necessidades em comboio. Até o momento conseguimos por meio das negociações garantir o tráfego de veículos com cargas de produtos agrícolas ou medicamentos, sem necessidade de uso da força", esclarece o secretário Alceu de Oliveira Pinto Júnior.
CIRURGIAS ELETIVAS CANCELADAS
Na área da Saúde, o secretário de estado Acélio Casagrande informou que as cirurgias eletivas foram canceladas temporariamente até que a situação se restabeleça. Essas cirurgias serão remarcadas e retomadas, em uma fila organizada, assim que a situação se normalizar. "A prioridade agora é garantir o atendimento de urgência e emergência, além de manter as atividades do SAMU", ressalta.
O secretário também destacou a ação da secretaria para manter a reserva de combustível e garantir, prioritariamente, as atividades do SC Transplantes e também apoio aos hospitais filantrópicos para manter o funcionamento das urgências, emergências e UTIs.
O comitê organizado no Cigerd está trabalhando com equipes de monitoramento em todo o Estado buscando minimizar os possíveis impactos à população, em todas as áreas. "O Estado está aqui para manter a ordem e garantir a segurança de todo e qualquer cidadão, catarinense, ou não, que estiver no nosso território", destaca Moratelli.
20 POSTOS AUTUADOS
Michael da Silva, diretor do Procon estadual, confirmou 20 autuações de postos de combustível nos últimos dois dias em Santa Catarina - sendo dois na tarde desta quinta-feira, 24, em Florianópolis - por prática de preços abusivos ou ocultação de produto. "Vamos manter essas operações para evitar danos ao consumidor e aplicar as sanções administrativas necessárias", disse. Os postos autuados foram lacrados por 24 horas com apoio do Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar e Procon municipal.
O secretário de Comunicação, Gonzalo Pereira, destacou que o governador Eduardo Pinho Moreira acompanha, permanentemente, as atividades e as equipes do Cigerd. "O Governo do Estado reforça que o momento é de decisões responsáveis e que o movimento grevista deve estar ciente de sua responsabilidade em administrar e permitir a passagem de veículos cuja carga seja essencial à preservação de vida animal e vidas humanas. Acreditamos que esses veículos não podem sofrer qualquer tipo de obstrução do tráfego", concluiu.


    Fonte: Assessoria de Imprensa

    PREVISÃO DE TEMPO PARA SANTA CATARINA

    O frio diminui no final de semana
                                                                                                              
    Sexta-feira (25/05):
    Tempo: na Grande Florianópolis e norte do Estado, aberturas de sol e períodos com mais nebulosidade e condição de chuva fraca, principalmente no Litoral Norte. Mais ensolarado no Oeste e Sul do Estado.
    Temperatura: em elevação durante o dia, mais baixa à noite.
    Vento: nordeste do Oeste ao Litoral Sul e de sudeste a leste nas demais regiões, fraco.
    Sistema: alta pressão em deslocamento para o oceano, favorecendo entrada de umidade em parte de SC.

    Sábado (26/05):
    Tempo: sol em SC, com períodos de mais nuvens e condição de chuva fraca na Grande Florianópolis e norte do Estado, especialmente no Litoral Norte, na madrugada, manhã e noite.
    Temperatura: permanece baixa na madrugada, com mínima próxima de 0°C e formação de geada isolada no Planalto Sul. Durante o dia, máxima mais elevada em todas as regiões.
    Vento: leste a nordeste, fraco a moderado.
    Sistema: alta pressão em deslocamento para o oceano, favorecendo entrada de umidade em parte de SC.

    Domingo a terça-feira (27 a 29/05):
    Tempo: sol com algumas nuvens em SC.  
    Temperatura: mínima mais elevada em todas as regiões, permanecendo a condição de geada isolada no Planalto Sul. Máxima mais elevada no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí.
    Vento: nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas no Litoral a partir de terça-feira.

    TENDÊNCIA de 30 de maio a 08 de junho de 2018
    Nos últimos dias de maio, dias de sol e temperatura mais elevada em SC, com chuva no Oeste e Sul do Estado a partir do dia 31/05, se estendendo para os dias 01 e 02/06, devido a passagem de uma nova frente fria, seguida de diminuição da temperatura.
    Gilsânia Cruz – Meteorologista

    quinta-feira, 24 de maio de 2018

    PARALIZACÃO GERAL NO BRASIL

    A greve  gerada pelos motoristas de caminhão no ultimo dia 21 de maio de 2018, iniciou-se com poucos caminhões parado nas estradas e pátios de postos de combustíveis,mas na medida que as horas passaram foram aderindo mais e mais pessoas e gerou um grande corpo  e chamou atenção dos políticos do País, pois a reivindicação se deu por conta do preço do combustível na bomba do abastecimento é claro que com o aumento autorizado pelo governo federal começou a inviabilizar o trabalho dos motoristas que alem do diesel pagam pedágios documentação de caminhão e todos os impostos para ser autônomo ou empresario que contrata funcionários, está impossível manter um caminhão na estrada pois alem dos impostos as estradas federais estão em péssimas condições muitas sem asfalto ainda principalmente na região norte do Brasil.
    A partir do inicio da greve agricultores também aderiram a manifestação com a finalidade de cobrar redução no preço do diesel pois com o aumento do combustível as maquinas começão a gerar um custo maior qual impossibilita o agricultor a manter sua própria família e muito menos suas maquinas, neste contexto os comerciantes também aderiram a greve com o mesmo objetivo pois se não tem combustível não tem produto para vender e participando ou não logo devera encerrar as atividades e participar forçadamente da paralizacão.
    Esta paralizacao esta mobilizando a economia brasileira chamando atenção para uma solução imediata do qual o governo não tem mostrado interesse a resolver de uma maneira que fique bom para os dois lados mas sim somente para o lado do governo do qual deixara o pais entrar no caos do esquecimento pois produtos ja começam faltar nas prateleiras dos supermercados também os combustíveis começaram em vários postos de combustíveis a faltar e deixar a população em falta.
    A paralizacao conseguiu seu objetivo chamar atenção do governo federal o qual esta preocupado pois este ano ainda é ano eleitoral e sendo assim coloca seu candidato sucessor em maus lençóis, bom precisamos de políticos que no minimo saibam o que é comprar um litro de leite e saber diferenciar um copo de 100 ml para um de 300 ml qual é fácil, mais fácil pra quem vive com a migalha que o governo oferece e sobrevive com o restante dos impostos que o governo nos retirar nos produtos.
    Parabéns aos motoristas e integrantes do movimento só assim o brasil acorda para a realidade do povo brasileiro!




    Texto: Helio

    quarta-feira, 23 de maio de 2018

    TEMPERATURA GELADA NESTA MANHA EM FRAIBURGO

    Nesta manhã de quarta feira Fraiburgo registra mais uma manha de baixas temperaturas segundo registro de temperatura informado pela Epagri Ciram as 07:00 horas desta quarta feira o termômetro deixou registrado uma temperatura instantânea negativa chegando a -1.32 °C.

    Convite para vc participar do 1° Seminário Municipal de Proteção e Defesa Civil
    em Fraiburgo, nesta sexta feira na Camara de Vereadores as 19:00 horas.


    A temperatura mais quente durante o dia de terça feira ficou registrada em 15.49 °C no horário das 15:00 horas da tarde.
    A previsão de temperatura para esta semana é que na sexta feira a temperatura inicia a manhã com temperatura minima na casa dos 5.0 °C e chegue a máxima a 17 °C.




    Texto: Hélio de Bairros
    Fonte: Epagri ciram, Climatempo

    terça-feira, 22 de maio de 2018

    2° DIA DE FRIO EM FRAIBURGO TEMPERATURA SUPERA SÃO JOAQUIM E URUBICI

    Fraiburgo marca o 2° dia de frio e temperatura baixa apresenta pela manhã de terça feira dia 22 de maio de 2018, uma camada de gelo conhecida como geada, pela segunda vez Fraiburgo registra temperatura minima mais fria que o município de São Joaquim e Urubici, perdendo alguns graus célcios, apenas para Urupema SC.
    Não é a toa que Fraiburgo é a capital da Maça pois o clima é favorável a produção de desta fruta e uma boa parcela do solo desde município possui milhares de plantas recebendo este frio e se preparando para produzir lindas frutas no próximo verão.


    o Fraiburguense que já é conhecedor do frio se veste com roupas quentes e um bom chimarrão um café gostoso e um chocolate quente aquece a manha e logo que sol faz o brilho do dia a natureza se encarrega de aquecer a cidade. Assim é a passagem do frio pela nossa cidade. Vale a pena conferir aos amigos que ainda não conhecem um frio de dor os dedos, estilo europeu.

    A temperatura registrada nesta manha de terça feira, no horário das 07:00 horas:

    Fraiburgo             0.84°C
    São Joaquim        4.14°C
    Urubici                 3.58°C    



    Estação do tempo Outono Brasileiro.




    Texto: Hélio de Bairros
    Fonte: Epagri Ciram

                         

    segunda-feira, 21 de maio de 2018

    FRAIBURGO REGISTROU A MENOR TEMPERATURA DO ESTADO DE SC

    A massa de ar polar que avançou para o Sul do Brasil, nesse último final de semana, derrubou as temperaturas em todo o Estado. No amanhecer desta segunda-feira (21/05), as temperaturas ficaram abaixo de 5°C em grande parte das regiões (Tabela 1). O menor registro foi de -1,29°C (negativo) em Fraiburgo. No Planalto Sul, a menor temperatura foi de -0,04 em Urubuci.
    Uma boa parte das estações meteorológicas do Planalto Sul, Planalto Norte e Meio-Oeste registraram temperatura mínima entre 0°C e 2°C. No Oeste, Alto Vale e parte serrana da Grande Florianópolis, os valores foram de 2°C a 4°C. No Litoral, de 6°C a 8°C. O frio continua nas próximas madrugadas, com temperatura negativa e geada nas áreas mais altas do Estado.
    As condições adversas de mar também permanecem. O ciclone extratropical que provocou fortes rajadas de vento em SC, no final de semana, afasta-se lentamente da costa sul do Brasil em direção ao mar, ainda gerando ondas altas que chegam ao litoral catarinense nos próximos dias. Os ventos fortes em SC, de 50 km/h a 80 km/h, associados ao ciclone, foram registrados principalmente entre o sábado (19/05) e madrugada de domingo (20/05), conforme Tabela 2.

    Tabela 1 - Temperatura mínima no dia 21/05/2018, registrada nas estações meteorológicas monitoradas na Epagri/Ciram.
    Região
    Estação
    Mínimo(°C)
    Extremo Oeste
    São Miguel do Oeste
    5,4

    Novo Horizonte
    4,5

    Dionísio Cerqueira
    5,0

    Abelardo Luz
    3,0

    Águas Frias
    5,9

    Itapiranga
    7,0

    Maravilha
    2,2

    Anchieta
    5,5
    Grande Florinópolis
    São José
    9,0

    Águas Mornas
    6,1

    Antonio Carlos
    6,5

    Santo Amaro da Imperatriz
    8,0

    Tijucas
    7,2

    Florianópolis
    7,3

    Rancho Queimado
    4,1

    Major Gercino
    4,3

    São Bonifácio
    5,8

    Rancho Queimado
    2,2

    Leoberto Leal
    3,8

    Alfredo Wagner
    3,3
    Litoral Norte
    Joinville
    8,4

    Jaraguá do Sul
    6,9

    Balneário Barra do Sul
    11,0

    Luiz Alves
    8,9

    Itapoá
    6,6

    Itajaí
    7,3

    Camboriú
    8,3

    Ilhota
    10,7

    Garuva
    8,1

    Massaranduba
    8,6

    Schroeder
    5,8

    Corupá
    5,9

    Camboriú
    7,4
    Litoral Sul
    Criciúma
    6,5

    Imbituba
    12,3

    Jaguaruna
    8,8

    Laguna
    10,3

    Urussanga
    6,5

    Araranguá
    9,8

    Sombrio
    7,6

    Meleiro
    10,7

    Içara
    7,8

    Nova Veneza
    8,1

    Praia Grande
    14,7

    Jacinto Machado
    8,5

    Timbé do Sul
    9,7

    Araranguá
    7,6
    Meio Oeste
    Videira
    1,3

    Curitibanos
    1,5

    Tangará
    3,0

    Campos Novos
    3,4

    Caçador
    -0,4

    Lebon Régis
    1,5

    Rio das Antas
    0,8

    Zortea
    4,0

    Vargem
    2,2

    Ibiam
    3,2

    Brunópolis
    2,1

    Abdon Batista
    4,2

    Lebon Régis
    0,6

    Santa Cecília
    1,8

    Frei Rogerio
    0,3

    Fraiburgo
    -1,29

    Arroio Trinta
    2,2

    Ponte Alta do Norte
    0,6

    São Cristovão do Sul
    2,5

    Lebon Régis
    1,0

    Caçador
    0,0

    Rio das Antas
    0,7
    Oeste
    Chapecó
    4,2

    Água Doce
    1,1

    Xanxerê
    2,9

    Seara
    3,4
    Planalto Norte
    Major Vieira
    0,3

    Campo Alegre
    0,9

    Canoinhas
    1,9

    Irineópolis
    2,3

    Rio Negrinho
    0,7

    Mafra
    0,5

    São Bento do  Sul
    0,7

    Porto União
    0,6

    Papanduva
    0,6

    Três Barras
    0,1

    Irineópolis
    2,5

    Itaiopolis
    1,5

    São Bento do Sul
    1,0
    Planalto Sul
    Campo Belo do Sul
    3,3

    São Joaquim
    2,2

    Urupema
    0,7

    Lages
    3,3

    Painel
    2,8

    Urupema
    0,8

    Urubici
    -0,04

    Bom Jardim da Serra
    1,8

    Bom Retiro
    2,1

    Rio Rufino
    1,6

    Otacílio Costa
    3,6

    Palmeira
    1,8
    Vale do Itajaí
    Ituporanga
    4,8

    José Boiteux
    6,3

    Indaial
    8,1

    Rio do Campo
    4,4

    Petrolândia
    4,1

    Aurora
    5,6

    Presidente Getúlio
    4,9

    Lontras
    6,1


    Tabela 2  - Velocidade máxima do vento entre 08h00min do dia 18/05 e 08h00min do dia 21/05/2018, registrada nas estações meteorológicas monitoradas na Epagri/Ciram.
    Região
    Município
    Vento Máximo
    (data / hora)
    Extremo Oeste
    Caibi
    53,3
    19/05/2018 13:00

    Novo Horizonte
    70,2
    18/05/2018 22:00
    Grande Florianópolis
    Florianópolis
    30,3
    20/05/2018 02:00

    São José
    42,1
    18/05/2018 19:00

    Major Gercino
    56,3
    19/05/2018 17:00

    Rancho Queimado
    52,4
    19/05/2018 16:00

    Rancho Queimado
    58,7
    20/05/2018 01:00

    São Bonifácio
    81,3
    19/05/2018 17:00
    Litoral Norte
    Balneário Barra do Sul
    54,9
    19/05/2018 02:00

    Itajaí
    56,2
    19/05/2018 01:00

    Jaraguá do Sul
    42,2
    20/05/2018 08:00

    Luiz Alves
    58,0
    19/05/2018 17:00
    Litoral Sul
    Araranguá
    42,5
    20/05/2018 12:00

    Criciúma
    61,4
    19/05/2018 15:00

    Imbituba
    52,9
    19/05/2018 17:00

    Jaguaruna
    49,9
    19/05/2018 15:00

    Siderópolis
    73,0
    19/05/2018 15:00

    Urussanga
    41,4
    19/05/2018 16:00
    Meio Oeste
    Caçador
    57,0
    19/05/2018 14:00

    Campos Novos
    52,4
    19/05/2018 03:00

    Curitibanos
    73,4
    18/05/2018 21:00

    Tangará
    76,9
    19/05/2018 13:00

    Videira
    45,7
    19/05/2018 13:00
    Oeste
    Chapecó
    55,0
    19/05/2018 10:00
    Planalto Sul
    Campo Belo do Sul
    51,5
    20/05/2018 01:00

    Campo Belo do Sul
    48,9
    19/05/2018 14:00

    Lages
    65,9
    19/05/2018 14:00

    São Joaquim
    42,9
    19/05/2018 15:00

    São Joaquim
    48,2
    19/05/2018 15:00

    Urupema
    86,6
    20/05/2018 00:00


    Laura Rodrigues – Meteorologista
    Anderson Monteiro – Técnico em Meteorologia
    Epagri/Ciram







    Texto Copiado por Helio de Bairros
    Fonte : Epagri Ciram


    Candidato a Vereador Hélio de Bairros 55.199

      Projeto do candidato a Vereador Hélio de Bairros 55.199 Minha missão como vereador é  Em Defesa Do Povo  -   Defender o Servidor Publico M...