Radio Helio Locutor

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

PREVISÃO DO TEMPO NESTA SEMANA

Semana com sol e pancadas de chuva frequente em SC

Segunda-feira (26/02):
Tempo: sol com algumas nuvens em SC. No decorrer da tarde e noite ocorrem pancadas isoladas de chuva com raios na maioria das regiões.
Temperatura: em elevação em todo o estado.
Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado.
Sistema: a partir da tarde convecção associada ao calor e um cavado no RS.

Terça-feira (27/02):
Tempo: sol com algumas nuvens em SC. No decorrer da tarde e noite ocorrem pancadas isoladas de chuva com raios na maioria das regiões.
Temperatura: em elevação em todo o estado.
Vento: nordeste, fraco a moderado.
Sistema: a partir da tarde convecção associada ao calor e um cavado no RS.

Quarta a sexta-feira (28/02 a 02/03):
Tempo: sol com variação de nuvens e pancadas de chuva com raios a partir da tarde.
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.
Vento: nordeste/leste a sudeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 03 a 12 de março de 2018

Março começa com chuva bem distribuída e frequente em todo o Estado, com temperatura mais elevada. A partir do dia 07/03 a temperatura diminui com a chegada de um sistema de alta pressão.
Gilsânia Cruz – Meteorologista

domingo, 25 de fevereiro de 2018

DIFERENÇAS CULTURAIS NA DEFESA CIVIL

Pag 05


Foto 01
Após a historia do Egito e a logística humanitária construída pelo governador José que manteve o povo com alimento no período da seca veio outros tempos onde  no Ocidente ao contrário do Oriente, a população começou a ser deixada à sua própria sorte, não tendo do poder público uma proteção adequada.
No caso do Império Chinês, havia sistemas bem delineados de defesa civil, as cidades eram planejadas de forma a proteger os colonos em caso de guerra, e, em caso de calamidades os imperadores chineses e sua administração tinham uma completa rede de informação e socorro à população comum.
Já no Ocidente não era bem assim, nas Grécia e Roma antigas, a população externa ao aglomerado urbano, era relevada a sua própria sorte, pois, com as cidades cercadas por muralhas, uma vez fechadas, em caso de ataques ou catástrofes, somente eram abertas após a cessação do perigo, o envio de ajuda era muito escasso.

Pagina 05
Trabalho sobre "O Papel da Defesa Civil na Sociedade"
Autor: Hélio/ CMPDC
Foto 01:  Proteger o povo de si mesmo é proteger as pessoas da  democracia,  .
Fonte :http://dagobah.com.br/proteger-o-povo-de-si-mesmo-e-proteger-as-pessoas-da-democracia/


RIO NILO

                                                                                                                                  Pag 04

Foto 01 Rio Nilo 
 O Nilo representa a grande fonte de vida dos egípcios desde a Era Antiga, quando dividia a região imperial entre Alto e Baixo Egito. As inundações também proporcionaram desastres de altas proporções, destruindo vilarejos e plantações. O Rio Nilo é considerado o segundo maior do mundo, perdendo apenas para as águas do Rio Amazonas que também simboliza a primeira bacia hidrográfica de todo mundo, segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Nilo, onipresente rio do Egito!
          Chamado de “Grande Rio” pelos antigos egípcios. Marca registrada do noroeste africano, nascendo no eixo sul da linha do Equador e se encontra com o Mar Mediterrâneo. Grande parte das plantações egípcias necessita diretamente do rio como sistema de irrigação.
           A bacia hidrográfica do Nilo possui 3,4 milhões de km², que abrangem regiões como: Uganda, Quénia, Ruanda, Tanzânia, Congo, Sudão, Burundi, Etiópia, e claro, Egito. Cada país possui milhares de quilômetros abrangidos pelo Nilo.
Estrutura do Rio Nilo!
                Formação concedida por causa da confluência de três rios: Nilo Branco, Nilo Azul e Lagoa Vitória, considerado o segundo maior lago do planeta e primeiro do continente africano. Quando deságua no Mediterrâneo, deposita quase três mil metros cúbicos de água por segundo.
              A usina hidrelétrica de Assuão representa fonte de energia ao Egito e para outras nações vizinhas. Por causa da matéria orgânica que chega pelas cheias, grande parte da sua extensão é considerada fértil aos animais e cultura agrícola presente no entorno. Está dividido em duas partes principais: Vale e Delta!
Vale do Nilo: Composto por quinze quilômetros nos dois lados existentes ao redor da extensão.
               
Foto 02 Antigo Egito 

Delta do Nilo: Local onde o Nilo deságua no mar, se dividindo em dezenas de efluentes. Somente os de Roseta e Damietta (dois maiores canais da região) contêm extensão de 9.600 km² com área fértil. Composta por uma planície cujo formato triangular tem 160 km de comprimento por 250 km de largura. Representa a região que recebeu forte influência no período helênico. Local onde estava localizado o conhecido Baixo Egito durante a antiguidade.
Caminhos do Nilo
            Ao longo da bacia hidrográfica, o rio recebe nomes diferentes. Na saída do Lago Vitória é chamado de Nilo Vitória. O Rio Kagera representa afluente mais remoto do Nilo, por representar principal zona de afluência do Lago Vitória. Chega ao Lago Alberto e muda para a mesma classificação. Chegando à região do Sudão recebe o cognome de Al-Jabal, cuja tradução significa: “O montanhoso”.
           Depois de atravessar o Pântano do Sudão, se aproxima da região do Malakal, recebendo alcunha de   Nilo Branco. Na sequência, acontece encontro fluvial com Cartum no qual as águas são chamadas de Nilo Azul, afluente que vem de forma direta da Etiópia. Em Cartum acontece a última grande afluência no Rio Atbara.

Pagina 04
Trabalho O papel da defesa civil na sociedade
Autor  do trabalho: Helio/CPDC
Figura 01: Rio Nilo
Fonte:http://meioambiente.culturamix.com/recursos-naturais/rios-do-egito
Escrito por: Renato Duarte Plantier

COMO SURGIU A DEFESA CIVIL NO SETOR PÚBLICO.

COMO SURGIU A DEFESA CIVIL NO SETOR PÚBLICO.

                                                                                                                          Pag 03

Foto 01 Rio Nilo,
Desde os tempos mais antigos a historia contada em alguns livros deixam marcas que a existência da defesa civil existiu e com  a finalidade de proteger as pessoas dos eventos extremos que ocorriam naturalmente, pois as   inundações, secas e guerras, como podemos acompanhar no primeiro livro da bíblia sagrada no capitulo  41 a 50. Onde a historia conta que o grande faraó do Egito teve um sonho e o prisioneiro chamado José foi chamado para  interpretar o sonho da grande autoridade egípcia, pois assim José interpretou o sonho contado por faraó e disse que haveria 7( sete)  anos de fartura e 7 (sete) anos de miséria, porem os primeiros 7 (sete) anos haveria chuva e inundação do rio Nilo promovendo boa safra de grãos produzindo muito alimento, mas   após os 7 (sete) anos de fartura chegaria a seca onde não haveria chuva e as aguas do Rio Nilo haveria redução do fluxo do rio e neste período seria chamado de época de emergência  pois a  terra não produziria alimento.
O sonho do faraó interpretado por José foi uma previsão do tempo, que informava que aquela região futuramente passaria por um fenômeno natural onde os rios haveriam de reduzir drasticamente seu volume de agua por conta de uma seca isso ocorreu tanto no Egito como as comunidades aos arredores.
Foto 02 Cultura Egipicia
Passado algum tempo as chuvas foram abundantes gerando inundações e deixando a terra produzir muito alimento e neste período José que passou de prisioneiro para governador do Egito Antigo começou a fazer a logística humanitária guardando o alimento produzido em todas as cidades produtoras de grãos.
Assim que passou o período de fartura como foi classificado os 7 (sete) anos de boa chuva então chegou o tempo da miséria como foi classificado e neste período houve a seca um decreto emergência para todos os moradores do Egito mas como havia sido armazenado todo trigo e grãos produzido na época de fartura as cidades do Egito não ficariam sem alimento nem as pessoas e nem os animais.
Deste período de seca foi onde a terra do Egito ficou economicamente prospera pois tinha um plano de contingência construída pelo então governador José onde construiu uma forte e estratégica logística humanitária e passou a manter a população egípcia e também vender seus produtos em estoque aos moradores das redondezas próximos a terra do Egito e assim se fortificou economicamente.
Foto 03  Economia Egípcia

            Baseado nesta historia observamos que a defesa civil cumpriu seu papel com a coletividade onde a autoridade máxima do país em questão, pois acreditou na previsão do tempo gerada pelo sonho e interpretado por seu prisioneiro e futuramente servidor publico e assim deixou seu governador trabalhar de modo que construiu cidades resiliêntes e com poder econômico onde o governador contou com a comunidade que acreditou na sua interpretação e passaram a produzir o máximo que foi possível deixando a logística daquele país cheio de alimento e passaram os 7 (sete) anos de seca em abundante fartura, ai vemos que a defesa civil teve sua influencia no setor publico e produziu grande impacto positivo no meio da comunidade cumpriu com seu papel da defesa civil na sociedade.


           
Pagina 03
Trabalho sobre "O papel da defesa civil na sociedade"
Autor Hélio/CMPDC
Fotos: 
01: Rio Nilo, 
02: Ocidente e oriente do rio Nilo,  Fonte: 
03: Economia do Egito.

Fonte de pesquisa:

 http://cultura.culturamix.com/historia/economia-no-antigo-egito

http://cultura.culturamix.com/historia/economia-no-antigo-egito  

https://www.fotosearch.com.br/

https://www.todamateria.com.br/animais-em-extincao-no-brasil/ > acessado em 25/02/2018 

https://www.lds.org/scriptures/bible-maps/map-9?lang=por


Qualquer duvida ou sugestão ou critica pode ser encaminhado ao seguinte endereço:
heliodebairro@gmail.com








QUANDO SURGIU A DEFESA CIVIL ?

QUANDO SURGIU A DEFESA CIVIL ?



Foto 01
A Defesa Civil possui a finalidade de salvar e proteger uma população dos desastres em eventos adversos que ocorrem seja eles naturais ou realizados pelo homem num eco sistema vulnerável causando danos humanos, materiais ou ambientais e consequentes prejuízos econômicos e sociais.

A historia da Defesa Civil vem desde os primórdios tempos onde iniciava a evolução humana, este relato é encontrado no livro cristão chamado Bíblia Sagrada, pois como exemplo no texto bíblico escrito no livro de Gênesis especificamente no capitulo 7 e no versículo 7, 11,12,13 diz o seguinte:

Foto 02
Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos,por causa das águas do dilúvio. No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram, E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites. E no mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos Sem, Cão e Jafé, sua mulher e as mulheres de seus filhos.dos tempos onde iniciava a evolução humana, este relato é encontrado no livro cristão chamado Bíblia Sagrada, pois como exemplo no texto bíblico escrito no livro de Gênesis especificamente no capitulo 7 e no versículo 7, 11,12,13 diz o seguinte:

Percebe-se que segundo a historia bíblica o personagem Noé, orientado pela força divina, informava que haveria de cair sobre a terra um diluvio de aguas, pois então era preciso se prevenir construindo uma arca para salvar sua vida e da sua família, pois se passou os dias e a arca foi construída ai então chegou  o diluvio na terra por  40 (quarenta dias e noite) e a terra ficou cheia de agua mas a vida de Noé e sua família  foi salva por prevenir  atendendo o comunicado do evento adverso natural que ocorreria.
Com esta historia aprendemos que a defesa civil se fez presente neste desastre, pois a arca foi construída para proteger as pessoas e animais somente quem ouviu e acreditou na informação que haveria de ocorrer um desastre foram salvos.
A Defesa Civil no mundo é antiga tão quando a criação do homem, pois sempre houve necessidade de ajuda humanitária nos desastres que ocorriam nem todos se salvavam, mas quando atingidos pela força da natureza ou pela força da guerra a falta de alimento ou a invasão de animais selvagens as  tribos se juntavam para se proteger mudando-se de local e procurando sobrevivência em outro lugar como acontecia com os nômades na era da pedra lascada.
Muitas tribos pela própria pré-disposição humana à caça, à coleta de alimentos e ao trabalho em grupo, iniciou-se provavelmente o sentimento de comunidade. Esta tinha a necessidade da proteção dos indivíduos e da prole para poder sobreviver.
No início os humanos revezavam-se ao cuidar dos aglomerados contra agentes que causavam danos à comunidade, estabelecendo-se estrategicamente de forma a proteger-se de ataques de animais e de situações de risco. Sempre havia alguém em guarda, em algum local estratégico. Isto é biológico, muitos animais agem desta forma para proteger a espécie de ataques, de inundações, incêndios entre outros perigos. 
Foto 03


Pagina 02
Trabalho sobre "O papel da defesa civil na sociedade"
Autor Hélio/CMPDC
Fotos: 
01 Defesa Civil de Caruaru  PB- Brasil
02 Arca de Noe, blog Cronicas de Manuel Goncalves.
03 Símbolo da defesa civil. Livro da defesa civil de Santa Catarina

Fonte:http://defesacivilvoluntarios.blogspot.com.br/2011/08/o-que-significa-o-simbolo-da-defesa.html

http://cronicas-de-manuel-goncalves.blogspot.com.br/2014/12/a-arca-de-noe.html

Qualquer duvida ou sugestão ou critica pode ser encaminhado ao seguinte endereço:
heliodebairro@gmail.com



quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

O PAPEL DA DEFESA CIVIL NA SOCIEDADE

A Defesa Civil possui a finalidade de salvar e proteger uma população dos desastres em eventos adversos que ocorrem seja eles naturais ou realizados pelo homem num eco sistema vulnerável causando danos humanos, materiais ou ambientais e consequentes prejuízos econômicos e sociais, possui um papel fundamental na sociedade onde colabora com a prevenção de qualquer tipo de risco de acidente que possa resultar em prejuízos humano. A contribuição pode ser realizada através da informação usado os meios comunicativos que venham  contribuir a  combater os processos de desorganização nas construções de casas em áreas que oferecem risco de acidentes e monitorar as áreas que oferece risco hidrológico e deslizamento de terra na comunidade.
Por conta disso será feito vários trabalhos aqui neste blog onde será apresentado um trabalho sobre  o papel da  defesa civil na sociedade, neste trabalho irei abordar vários assuntos onde poderá ser acompanhado  por leitores que acompanham este blog.
Desejo  a todos um ótimo acompanhamento deste trabalho, este trabalho será escrito por Hélio Bairros atualmente Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Fraiburgo. sugestão e perguntas poderão ser encaminhadas pelo e-mail heliodebairro@gmail.com.



Hélio  Bairros
heliodebairro@gmail.com.






segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

PREVISÃO DO TEMPO

Chuva em SC e vento sul intenso no Litoral
Tempo melhora a partir de quinta-feira


Terça-feira (20/02):
Tempo: permanece com muitas nuvens e chuva com trovoada a qualquer momento do dia em todas as regiões.
Temperatura: sensação de ar abafado, diminuindo no final do dia.
Vento: nordeste a noroeste, virando para sudoeste/sul entre a tarde e noite, moderado com intensas rajadas, principalmente do oeste ao sul de SC.
Sistema: baixa pressão desloca-se do Paraguai para o sul do Brasil, em direção ao litoral.

Quarta-feira (21/02):
Tempo: encoberto do Oeste ao Planalto Sul. Nas demais regiões, chuva melhorando no decorrer do dia. No norte do Estado, melhora à noite.
Temperatura: baixa, principalmente do oeste ao sul.
Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas intensas no Planalto Sul e Litoral, devido à ciclone extratropical no litoral sul do Brasil.

Quinta e sexta-feira (22 e 23/02):
Tempo: firme com presença de sol em todas as regiões de SC.
Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer. Em elevação a partir da tarde de sexta.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 24 de fevereiro a 05 de março de 2018
Até o dia final de fevereiro permanece o predomínio de sol com tempo mais seco em SC, e baixas temperaturas na madrugada no leste do Estado. A partir do dia 28/02, áreas de baixa pressão no Paraguai e Paraná, e o avanço de uma frente fria, favorecem o retorno da chuva ao Estado com tempo abafado.

Laura Rodrigues – Meteorologista

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

TEMPERATURA BAIXA DEIXA AR DE INVERNO EM FRAIBURGO

O ar polar que entrou no Sul do Brasil, com a recente passagem de uma frente fria, causou uma acentuada queda da temperatura na madrugada desta terça-feira, 13 de fevereiro. Muitas áreas do Rio Grande do Sul amanheceram com friozinho em torno dos 10°C. Cidades do sul gaúcho, próximas da fronteira com o Uruguai.
O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 7,8°C em Bom Jardim da Serra, na região do Morro da Igreja, na serra catarinense. Foi a menor temperatura no Brasil no dia 13 de fevereiro. Esta mesma temperatura foi registrada pelo Epagri/Ciram em Urupema, também na região serrana de Santa Catarina.
Nas capitais, a menor temperatura mínima foi em Porto Alegre, com 13,7°C, seguida de Curitiba, que registrou 14,4°C, a segunda menor do ano até agora. Na capital paranaense, a temperatura baixou quase 6°C em 24 horas. Em Florianópolis, a mínima foi de 21,4°C.
Em Fraiburgo a temperatura nesta manha registrou 13°C, um frio que já da o ar do inverno em pleno verão, esta temperatura devera ficar por aqui ate sábado temperatura entre 12°C a 27° C, durante a semana a temperatura fica na seguinte condição segundo a Epagri Ciram.
Quarta-feira (14/02):
Tempo: sol com algumas nuvens na maior parte do dia em SC, mais nuvens e chuva fraca no início e fim do dia no Litoral Norte. No Oeste e Meio Oeste pancadas isoladas de chuva à tarde.
Temperatura: baixa para a época do ano na madrugada e amanhecer, sobretudo no Planalto Sul. Agradável e em elevação em todas as regiões no decorrer do dia.
Vento: sudeste, com variações de nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado com rajadas no litoral.
Sistema: alta pressão (massa de ar seco e frio) no sul do Brasil.

Quinta e sexta-feira (15 e 16/02):
Tempo: sol na maior parte das regiões com mais nebulosidade no litoral e, a partir da tarde, no Oeste e Meio Oeste.
Temperatura: em elevação, mais elevada no Oeste.
Vento: sudeste na maior parte do estado, com variações de nordeste no interior (Oeste e Meio oeste), fraco a moderado com rajadas no litoral.

Sábado (17/02):
Tempo: sol na maior parte do dia, com mais nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e início da noite em todas as regiões.
Temperatura: elevadas.
Vento: sudeste, passando a nordeste do oeste ao Litoral Sul e com variações de leste da Grande Florianópolis ao Litoral Norte, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 18 a 28 de fevereiro de 2018
Maior parte do período com predomínio de sol no Estado e temperatura bem elevada. No Oeste ocorrem pancadas muito isoladas de chuva no período da tarde com mais chance de 18 a 23/02, devido ao calor. No Litoral e Norte de SC, tempo mais fechado e com chuva entre 23 e 27


Referencia:
Meteorologista: Marilene de Lima, Epagri Ciram
Escrito: Helio/CMPDC Fraiburgo.
Fonte:https://www.climatempo.com.br/graficos/cidade/784/fraiburgo-sc#chuva
Epagri Ciram.

Candidato a Vereador Hélio de Bairros 55.199

  Projeto do candidato a Vereador Hélio de Bairros 55.199 Minha missão como vereador é  Em Defesa Do Povo  -   Defender o Servidor Publico M...