Segunda-feira (18/12):
Tempo: predomínio de nuvens e chuva fraca no Litoral e Vale do Itajaí. No decorrer do dia, variação de nuvens com aberturas de sol em parte do Estado. No Planalto Norte e Meio Oeste, condição de pancadas isoladas de chuva com trovoadas no período da tarde e noite.
Temperatura: mais amena, subindo mais no Oeste.
Vento: sudeste, moderado com rajadas de 40 a 50 km/h no Litoral.
Sistema: frente fria em deslocamento pelo litoral de SC.
Terça-feira (19/12):
Tempo: presença de sol em SC. Aumento de nebulosidade, pancadas de chuva e descarga elétrica no fim do dia, especialmente do Oeste ao Planalto.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste, com variação para nordeste do Oeste ao Planalto Sul, fraco a moderado.
Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) no RS, influenciando SC.
Quarta-feira (20/12):
Tempo: presença de sol em SC. No decorrer da tarde e noite aumento de nebulosidade e condição de pancadas de chuva com trovoadas em todas as regiões.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.
Quinta-feira (21/12):
Tempo: condição de chuva na madrugada e sol entre nuvens no decorrer do dia. A tarde e noite retorna as pancadas de chuva com trovoadas do Oeste ao norte do Estado.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste, fraco a moderado.
Sexta-feira (22/12):
Tempo: sol entre nuvens em SC. No período da tarde e noite condição de pancadas de chuva com trovoadas do Oeste ao norte do Estado.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.
TENDÊNCIA de 23 de dezembro de 2017 a 02 de janeiro de 2018
O verão começa com temperatura e umidade alta no Estado, mantendo chuva frequente e com descarga elétrica (raios) e rajadas de vento, especialmente no período da tarde e noite, típicas de verão. Neste período, os temporais podem vir acompanhados de granizo localizado, especialmente nos dias 23 e 25/12, devido a aproximação de frentes frias.
Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários e de curto prazo (de 1 até 3 h de antecedência), na página da Epagri/Ciram e redes sociais.
Gilsânia Cruz – Meteorologista Epagri/Ciram