O mês de setembro de 2017 foi um mês de chuva abaixo da média por conta disso uma seca tomou conta de Fraiburgo e da região,pois a cada dia que se passava desde 20 de agosto não chovia na cidade sendo assim não foi difícil identificar Rios e lagos em estado de emergência, pois os volumes de água reduziram significativamente chegamos a ficar 39 dias sem chuva e muita poeira nas estradas, onda de calor e umidade relativa do ar baixa foram identificados neste mês. Por conta disso foi decretado estado de emergência no município pois o interior do município bem como Linha Brasilia, Linha Desvio, Faxinal dos domingues foram as localidades que sofreram severamente a seca. Um relatório feito pela Defesa Civil de Fraiburgo informou que no mês de setembro de 2017 ocorreu chuva total na média de 36,3 mm esta chuva ocorreu entre dia 28, 29 e 30 de setembro. A previsão de chuva é que no mês de outubro de 2017 chegue a chover na media mas a previsão no mês de novembro e dezembro não é animadora para agricultura segundo a Epagri Ciram, informa:
A previsão é de chuva abaixo da média climatológica para SC, no trimestre.Em boa parte do período deve predominar o padrão mais seco observado no inverno com risco de queimadas frequentes. Outubro é o mês mais provável de ter chuva próxima a média com chance de minimizar a situação de estiagem no Estado.
Em Novembro a chuva diminui, em relação a Outubro, e a média mensal varia de 130 a 180 mm no Estado.
Em Dezembro a segunda quinzena é mais chuvosa em relação a primeira, e a chuva se concentra especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal varia de 140 a 200mm no Estado.
Texto: Hélio/CPMDC
Colaboradores: Epagri Ciram, Climatempo, Tempo Agora